Familiares passam confiança e segurança para candidatos no Vestibular da UFSC

09/12/2017 15:54

O Vestibular da UFSC movimenta a vida não só dos candidatos, mas, também, de suas famílias. Às 13h45 deste sábado, 9 de dezembro, os portões de acesso aos locais de prova foram fechados e, lá dentro, os candidatos aguardavam a abertura dos cadernos, marcado para iniciar às 14h. Do lado de fora, pais, mães, tias, tios, amigos e amigas já haviam desempenhado o seu principal papel: trazer os seus para o local de prova com antecedência, passar confiança e segurança e acalmar os candidatos para um primeiro dia de prova.

Casal Rafael Ferreira e Milene Macedo aguarda a filha fazer a prova.

O casal Rafael Ferreira, 32, e Milene Macedo, 33, aproveitou a sobra das árvores e armou um ‘acampamento’ para aguardar a filha Júlia Macedo, 17, realizar a prova. A candidata para o curso de Engenharia Química saiu da formatura do Ensino Médio direto para o Vestibular da UFSC. “Ontem (sexta-feira) foi a festa de formatura da Júlia, em Porto Alegre. Para estar aqui, saímos cedo de Garopaba e estamos na UFSC desde as 11h30. O tempo está lindo, então resolvemos esperar o final na prova no campus”, diz Milene.

Pai e irmão de Natália, Sérgio e Felipe.

O pai Sérgio Renato Pinheiro, 60, e o irmão Felipe Machado Pinheiro, 35, vieram de Sananduva (RS) trazer Natália Raymundi Pinheiro, 17, para prestar o Vestibular da UFSC. A exigência de Natália é estudar Psicologia em uma Universidade Federal. “Ela quer uma federal, vai tentar aqui e no Rio Grande do Sul. Viemos especialmente para o Vestibular e escolhemos acompanhar nos dias de prova para dar apoio, isso é bom porque faz com que ela se sinta mais segura e mais tranquila”, diz o pai.

Como os demais familiares, Elisa e Maurício Casotti chegaram, junto da filha Vitória Casotti, 19, em Florianópolis um dia antes de iniciar o Vestibular. De São José dos Campos (SP), percorreram cerca de 790 quilômetros para acompanhar a filha. “É a nossa segunda filha e ela quer fazer o curso de Arquitetura. Escolhemos a UFSC pela referência de uma prima que estudou aqui. Esse é o terceiro ano que ela faz o vestibular, mas é a primeira vez na UFSC”, diz a mãe.

Elisa e Maurício Casotti, pais de Natália.

A condição de ensino que a Universidade Federal, Pública e Gratuita oferece aos estudantes é um dos principais motivos que levam famílias a apoiarem seus filhos a prestarem o Vestibular da UFSC. “É uma faculdade bem renomada, bem conceituada, boa, federal, mais perto de casa, é uma boa opção pra ela, que escolheu o curso”, diz a mãe Milene, relembrando que em julho deste ano trouxeram Júlia para conhecer o Departamento de Química. “Estivemos aqui, visitamos o prédio, conversamos com os servidores, vimos a matriz curricular e é o curso que ela quer mesmo, adora”.

Para Sérgio, o limite máximo de distância para que filha Natália faça a faculdade é Santa Catarina. “Escolhemos a UFSC porque ela quer uma federal e o limite máximo de distância seria aqui. Ela é candidata nas duas universidades, faz a prova aqui agora e em janeiro no Rio Grande do Sul”.

Acessibilidade

Felipe é cadeirante e veio com o pai acompanhar a irmã Natália durante o Vestibular. Segundo ele o campus é bonito, bem arborizado e acessível. “Por enquanto, pelos locais em que estivemos, consegui me locomover muito bem. Outra coisa que me chamou a atenção é o fato de cada especialidade ter um prédio (Centro)”, relata ele.

Mais

O Vestibular da UFSC será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017 (sábado, domingo e segunda-feira) em 23 cidades catarinenses. As provas ocorrerão sempre no horário das 14 às 18 horas e os portões de acesso estarão abertos das 13h às 13h45min. Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site www.vestibular2018.ufsc.br, pelo telefone (48) 3721-9200 ou pelo e-mail vestibular2018@coperve.ufsc.br.

Divulgação dos Gabaritos

Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 20h do dia 11 de dezembro (segunda-feira) no site www.vestibular2018.ufsc.br.

1ª Prova
9 de dezembro (sábado)

  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras;
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;
  • Matemática;
  • Biologia.

2ª Prova
10 de dezembro (domingo)

  • Ciências Humanas e Sociais (Filosofia, Geografia, História, Sociologia);
  •  Física;
  • Química.

3ª Prova
11 de dezembro (segunda)

  • Redação;
  • 4 Questões Discursivas.

Alerta

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) alerta aos candidatos para que:

– Confiram com antecedência o local de prova (cidade, endereço e grupo);

– Cheguem com antecedência aos locais de prova (os portões fecham às 13h45 nos três dias);

– Estejam portando:

– Original do documento de identidade informado na inscrição;

– Confirmação de Inscrição Definitiva;

– Caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente.

Eletrônicos devem ficar desligados

Durante a realização das provas não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos, porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, mp-player, iPod, iPad ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.

A Coperve recomenda que o candidato evite levar para o local de prova esses objetos ou seus similares. Caso compareça portando algum desses, eles deverão ser envelopados, identificados e deixados à frente na sala, antes do início da prova.

Os equipamentos eletrônicos devem ficar desligados.

Mais informações no site www.vestibular2018.ufsc.br.

Nicole Trevisol/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: #Vestibular UFSC20181º dia do vestibular 2018UFSCVestibular