Um ano após sua criação, Editora da UFSC já lançava seu primeiro livro

31/10/2017 16:52

Fachada da EdUFSC, no campus Florianópolis, bairro Trindade. Foto: divulgação

A Editora da UFSC (EdUFSC) há 37 anos vem construindo seu caminho, perpassando cada época, adaptando-se, reinventando-se, recriando-se e disponibilizando ao seu público obras com excelência em seus processos produtivos, zelando por seu selo editorial. Na passagem do tempo, consolidou-se no mercado editorial brasileiro, sendo reconhecida e homenageada em 24 de maio deste ano pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), com o Certificado de Menção Honrosa como uma das editoras fundadoras da ABEU.

A Editora está na sétima gestão e, a cada período, “volta-se para linhas editoriais mais direcionadas a uma determinada área, mas caminhando sempre em prol de manter, consolidar e qualificar a Editora. Nessa trajetória, destacam-se o profissionalismo e a qualificação da equipe – servidores e terceirizados – que faz da EdUFSC o que ela é”, afirma a professora e atual diretora, Gleisy Regina Bories Fachin.

Datas

A Editora da UFSC foi instituída por Resolução (nº 005/GR/80), de 30 de outubro de 1980, porém, em 12 de dezembro de 1980, é efetivamente criada e regulamentada. Pelos registros, o seu “aniversário” é em 30 de outubro, ou seja, a data da Resolução.

Pioneiros

Capa do primeiro livro publicado pela Editora da UFSC

O professor João Nilo Linhares foi o primeiro diretor executivo da EdUFSC, no período entre março de 1981 a dezembro de 1982. Também compôs o primeiro Conselho Editorial juntamente com Silvio Coelho dos Santos, Carlos Humberto P. Corrêa, José Edú Rosa, Paulo Henrique Blasi, Rosa Weingold Konder e Walter Celso de Lima.

“Henrique Lage e o desenvolvimento Sul Catarinense” foi o primeiro livro publicado, em 1981, de autoria da professora Ondina Pereira Bossle. A obra teve prefácio de Fernando Marcondes de Mattos.

Produtos

A Editora já publicou em torno de mil títulos, entre novos, coedições, reedições e reimpressões. Seu principal produto é a Coleção Didática, em atenção a sua missão: a de ser uma Editora Universitária atendendo a demanda técnico-científica e acadêmica da UFSC, assim como da comunidade em geral.

Perspectivas

Mesmo em tempos de incerteza no país, “a equipe da Editora da UFSC trabalha, efetivamente, pela sua manutenção e pela produção e comercialização de suas obras, buscando a regulamentação da Editora com o projeto de aquisição do CNPJ e a implantação da Livraria Virtual. Projeta-se também para a recuperação e o aperfeiçoamento do seu catálogo, visando sua efetiva inserção no mercado editorial digital e na produção de e-books”, reforça Gleisy.

Gestores

1º – João Nilo Linhares (CAD): março/1981 a dezembro/1982

2º – Salim Miguel (Letras): 1983 – 1991

3º – Alcides Buss (Letras): junho/1991 – maio/2008