Nota de pesar: falece professor emérito da UFSC, Selvino José Assmann

02/10/2017 08:00

Selvino José Assmann na cerimônia de Professor Emérito em setembro de 2016. Foto Henrique Almeida/Agecom/UFSC

É com profundo pesar que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica o falecimento ocorrido no sábado, dia 30 de setembro, de Selvino José Assmann, emérito da UFSC e professor aposentado do Departamento de Filosofia. O seu falecimento interrompe as atividades regulares que vinha desenvolvendo como professor voluntário nos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia, e no programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas dessa universidade.

Pensador inquieto e educador apaixonado, o legado de Selvino se faz presente entre dezenas de publicações, mas também e, sobretudo, na sua disposição para o diálogo vivo que caracterizava as suas orientações, aulas, e conversas informais – ensinamentos que serão preservados como um tesouro singular e infrequente.

Selvino foi professor titular do departamento de Filosofia da UFSC e um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, que coordenou em duas ocasiões, de 1994 a 1997 e de 2012 a 2014. Orientou 41 dissertações de mestrado e 34 teses de doutorado.

Atuava principalmente com os temas filosofia da história, história das ideias, conceito de filosofia, pensamento latino-americano e pensamento político. Entre os seus projetos de pesquisa constavam o de “Investigar significado e alcance da primazia do econômico, e sua fundamentação filosófica e teológica, na companhia de autores como Weber, Benjamin, G. Agamben, M. Foucault, R. Esposito, Lazzarato e outros” e “A biopolítica no pensamento político e na experiência contemporânea”. Era membro de corpo editorial da Ethic@ – Revista Internacional de Filosofia da Moral, e da INTERthesis

Leia mais:

Selvino José Assmann, 40 anos dedicados à sala de aula

Tags: CFHSelvino José AssmannUFSC