Projeto de extensão ajuda alunos a desenvolverem habilidades comunicativas
O Programa de Aperfeiçoamento Profissional e Interpessoal (Proapi) é um projeto de extensão promovido pelo Laboratório de Processos de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (LABPOT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem como objetivo desenvolver habilidades comunicativas e interpessoais dos alunos. O projeto, coordenado pela professora Andrea Valéria Steil, já atendeu 49 estudantes.
O programa é dividido em dez encontros semanais de três horas, em cada um deles é realizado um workshop sobre diferentes temas. Os participantes passam por três entrevistas: antes do início do programa, após o término e uma entrevista follow-up, seis meses após o fim das sessões, a fim de analisar a evolução no desempenho dos participantes a longo prazo. “Antes de começar, nós coletamos alguns dados referentes a habilidades sociais, seja com inventários validados psicologicamente ou através da entrevista, e depois dos dez encontros nós fazemos a mesma entrevista em formato diferente para ver como foi o desenvolvimento dos participantes”, relata Lucas Uba Crestani, voluntário do projeto.
Os temas abordados nas sessões ajudam o participante no desenvolvimento da persuasão, de habilidades de observação e auto-observação de comportamentos, a falar em público, controlar a ansiedade, dar e receber feedback, além de outras habilidades complementares como resolução de conflitos, trabalho em equipe e comunicação assertiva.
Professora do curso de Psicologia da UFSC desde 2010, Andrea percebia, ao orientar estágios finais, que seus alunos tinham uma grande dificuldade em se comunicarem. “Eu percebia que eles tinham bastante conhecimento técnico, mas também muita inabilidade em seus relacionamentos interpessoais”, relata Andrea. Por esse motivo, em 2012, criou a disciplina “Habilidades Interpessoais”, com 30 vagas, oferecida apenas uma vez por ano. O Programa de Aperfeiçoamento Interpessoal e Profissional (Proapi) surgiu a partir do estímulo de Lucas Uba Crestani – hoje formado em Psicologia e estagiário voluntário do projeto – e da necessidade de suprir a grande demanda pela disciplina.
Bruno Rosa Ramos/Estagiário de Jornalismo/Agecom/UFSC