Estudantes do Projeto Rondon partem rumo ao Rio Grande do Norte

08/07/2016 15:45

Os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que participarão do Projeto Rondon saíram na quinta-feira, dia 7, de Florianópolis rumo ao Rio Grande do Norte, onde farão parte da equipe nacional da operação “Forte dos Reis Magos”, na cidade de Pedro Velho. Oito acadêmicos e dois professores da UFSC participarão da operação, que reúne estudantes de 20 universidades federais do Brasil.

Foto: Ítalo Padilha / Agecom / UFSC

Estudantes que farão parte do Projeto Rondon (Foto: Ítalo Padilha / Agecom / UFSC)

A ação, que vai de 9 a 24 de julho, atuará em áreas com altos índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. A UFSC atuará nas áreas de Cultura, Educação, Direitos Humanos & Justiça e Saúde no projeto, que tem como missão também proporcionar troca de experiências para possibilitar aos rondonistas um melhor desenvolvimento de sua cidadania e valorização da diversidade cultural do país.

Rubens Bonomini, que cursa o último semestre de Engenharia de Produção Elétrica, está animado com a participação no projeto. “As expectativas vão muito além do que a gente pode imaginar. Espero conhecer muita gente diferente, de outra realidade, e a alegria de estar num projeto reconhecido nacionalmente é altíssima.”

Foto: Ítalo Padilha / Agecom / UFSC

Rubens Bonomini, do curso de Engenharia de Produção Elétrica, é um dos participantes (Foto: Ítalo Padilha / Agecom / UFSC)

O processo de seleção ocorre dentro da própria universidade, e uma vez que os estudantes são selecionados, a equipe monta um projeto e concorre com alunos de outras instituições. “A ideia inicial do projeto foi trazer conhecimentos que agreguei na faculdade, e tentar fazer oficinas bastante didáticas, para um público que tem pouco conhecimento sobre os assuntos. Então, colocamos coisas aprofundadas do curso de Produção, a questão das finanças pessoais, e meu projeto pessoal que é focando na reutilização do óleo utilizado nas frituras, para que não seja jogado no encanamento e possa fazer, por exemplo, sabão com ele para um melhor aproveitamento”, continuou o estudante.

“Esse projeto é uma experiência que permite nos envolver com pessoas muito diferentes, então acho que, quando retornar, estarei muito mais aberto e receptivo a outras culturas. Buscando aprender com gente que, apesar de não ter faculdade, por exemplo, tem grandes conhecimentos e podem nos passar tudo o que sabem”, finalizou Rubens.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem abrangência nacional.

 

Matheus Pereira/Estagiário de Jornalismo Agecom/UFSC

Tags: Projeto RondonUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina