Documentário ‘Olhar de Nise’ e longa argentino ‘Paulina’ são destaques no FAM nesta quarta

22/06/2016 13:02

Nesta quarta-feira, sexto dia do FAM, as atividades do festival seguem com a Mostra Infantojuvenil às 14h30, no Auditório Guarapuvu. No Fórum Audiovisual, às 15h,  Marilha Naccari, professora do curso de Cinema da Unisul e diretora de programação do FAM, e o aluno de cinema Alexandre Nascimento, apresentam os resultados de um projeto de pesquisa que traz um diagnóstico da presença de filmes brasileiros em festivais. A atividade é aberta ao público e ocorre na Sala Pitangueira.

A Mostra Doc-FAM, às 16h30, vai apresentar o documentário Olhar de Nise, com a presença do diretor Jorge Oliveira e da diretora de produção Ana Maria Rocha. O filme se passa na década de 1940 e retrata a história da jovem psiquiatra Nise da Silveira que, ao sair da prisão política, e retornar ao hospital psiquiátrico onde atuava, passa a substituir o tratamento com choque nos pacientes pela arteterapia.

Na Mostra de Curtas do Mercosul, às 19h, serão exibidos os filmes Dia dos Namorados, do Rio Grande do Sul, dirigido por Roberto Burd, representado no festival pela produtora Vera Cardoni; o uruguaio Vacío, de Joaquín Vallés, que estará presente; Chacal Palavra Filme, do Rio de Janeiro, dirigido por Piu Gomes; o catarinense convidado Rio da Madre, com a participação do diretor Fábio Brüggemann.

PaulinaAs Paralelas Musicais terão duas atrações na noite: às 18h30, o chorinho da banda Vai como der e, às 20h, voz e violão com o músico Estácio Neto, que apresentará canções de seu primeiro disco solo Cada Vez Mais. O longa argentino Paulina (La Patota), do diretor Santiago Mitre, encerrará o sexto dia do Festival. O filme, premiado no Festival de Cannes, narra a história de uma advogada de sucesso que larga a carreira e vida social para voltar a sua cidade natal e se dedicar à educação de jovens pobres do interior da Argentina. A exibição contará com a presença do produtor Fernando Brom.

Sinopse dos filmes:

Olhar de Nise

Em 1946, ao sair da prisão política, a jovem psiquiatra Nise da Silveira volta ao Hospital Psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, se recusa a usar o choque elétrico e adota a arte terapia para tratar seus pacientes. As obras dos talentosos artistas que encantam C.G. Jung são expostas na Europa e dão origem ao Museu das Imagens do Inconsciente, que hoje possui o maior acervo do mundo. Confira o trailer.

Paulina

Paulina, 28 anos, largou uma promissora carreira na advocacia para ser professora em uma região problemática da Argentina. Sacrificando o namoro e a confiança do pai, um poderoso juiz local, ela sustenta as suas convicções de ensino e política. Entretanto, sua crença é colocada à prova ao ser estuprada por um grupo de alunos, que a confunde com outra mulher. O filme ganhou o Grande Prêmio da Semana da Crítica do Festival de Cannes. Confira o trailer.

 Mais informações na página do FAM.

 

Tags: FAMFlorianópolis Audiovisual MercosulProgramaçãoUFSC