20ª FAM: festival encerra com dois longas e cerimônia de premiação

24/06/2016 13:59

Sexta-feira, 24 de junho, é o último dia da 20ª Edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul e o dia é recheado de programação. Começa às 12h30, com a Sessão Itapema, preferência de público com a reapresentação dos dois curtas mais votados da Mostra Mercosul da noite de ontem – o argentino Jasy Porã e o brasileiro Rosinha.

Às 15h, no painel “Coproduções no âmbito da Ancine”, Rosana Alcântara (Ancine) e Beto Rodrigues expõem e comentam os mecanismos de incentivo às coproduções audiovisuais entre o Brasil e os países com os quais a Agência tem convênio.

Na Mostra Paralela, às 17h30, a cantora Sílvia Abelin estará acompanhada com dos músicos Guinha Ramires e Ricardo Baugarten. Ela vai lançar um videoclip antes da Cerimônia de Premiação.

Tradicionalmente na noite de encerramento, dois longas são apresentados. E nesta sexta-feira, 24, será a estreia do filme experimental catarinense Angelus Novus, dos diretores Rafael Schlichting e Claudia Cárdenas, a partir das 18h.

Às 19h30, será a abertura da Cerimônia de Premiação do FAM 20 Anos. As quatro mostras competitivas do Festival – Doc-FAM, Infantojuvenil, Curtas Catarinense e Curtas Mercosul, recebem os prêmios eleitos pelo júri oficial e popular.

Para encerrar o FAM 2016, o longa-metragem Campo Grande, de Sandra Kogut. A exibição será com audiodescrição  (faixa narrativa adicional para cegos e deficientes visuais) para todos da sala de cinema entenderem como é e se sensibilizarem.

Campo Grande: amizade e amor entre desiguais

Duas crianças pequenas aparecem do nada no apartamento de uma mulher de classe média em Ipanema, no Rio de Janeiro, acompanhadas de um bilhete. Endereçado a Regina (Carla Ribas), a dona da casa, o bilhete pede a ela que cuide dos irmãos Ygor (Ygor Manuel) e Rayane (Rayane do Amaral) até sua volta. Tão confusas quanto ela, as crianças só sabem dizer que viviam no bairro Campo Grande, na periferia.

Regina, que tem 50 anos, não sabe por que foi escolhida para tal fardo, ia se mudar do apartamento que ficou grande depois da saída da filha. Decide partir em busca das únicas soluções que acredita serem justas, levá-las a um orfanato ou encontrar a família das crianças e devolver-lhe o presente.

Nessa busca, temas como adoção, desigualdade entre as classes, uma cidade grande em transformação, as diferenças do olhar de crianças e adultos, o surgimento da amizade e amor entre uma mulher madura e quem está começando a vida compõem o longa-metragem brasileiro Campo Grande, de Sandra Kogut. Lançado em Toronto, premiado em Havana como melhor direção, foi exibido em Roma, Mar del Plata e nos festivais do Rio e São Paulo.

Confira o trailer:

Tags: centro de eventosFAM 2016UFSC