Aula aberta e inaugural com representantes do Centro de Excelência Contra Fome da ONU
O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UFSC convida para aula aberta “A prática da cooperação internacional brasileira na área de segurança alimentar”, com Christiani Buani, chefe de Projetos do Centro de Excelência contra a Fome, Programa Mundial de Alimentos (PMA/ONU), dia 31 de março (quinta-feira), das 14h às 18h, na sala de aula do PPGRI, no Centro Socioeconômico (CSE), bloco F, 3º andar. Atividade aberta e gratuita.
Christiani Buani é doutora e mestre em Direito Internacional pela UniCEUB, Brasília, e possui um mestrado em Direito Internacional pela Universidade Paris II, Panthéon-Sorbonne. Ela é graduada em Direito pela UniDF, Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. É especialista em Segurança Alimentar e Alimentação Escolar. Desde 2011, Christiani Buani trabalha no Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU.
O Centro Acadêmico de Relações Internacionais, o curso de graduação e a pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC convidam para a aula inaugural do primeiro semestre de 2016 “Cooperação Sul-Sul: empoderando países para o desenvolvimento social”, com Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome, PMA/ONU, dia 1º de abril (sexta-feira), às 14h20, no Auditório do CSE. Atividade aberta e gratuita.
Daniel Balaban é economista, formado pela Unisinos-RS, com MBA em Finanças pelo IBMEC e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Desde agosto de 2011, é Diretor do Centro de Excelência contra a Fome e representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil. O Centro de Excelência do PMA é um precursor na cooperação sul-sul para o compartilhamento de boas políticas públicas. É um projeto conjunto do PMA das Nações Unidas com o Governo do Brasil para permitir o desenvolvimento de capacidades dos governos nacionais nas áreas de alimentação escolar, nutrição e segurança alimentar. De 2003 a 2011, Daniel Balaban foi Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável, dentre outros programas, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar brasileiro. Antes disso, Balaban atuou na criação e organização do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Balaban é Analista de Finanças do Tesouro Nacional, onde exerceu suas funções de 1995 a 2002. Antes disso, trabalhou no setor privado por mais de dez anos. Daniel Balaban também é membro do Conselho do Global Child Nutrition Foundation (GCNF), fundação norte-americana ligada à School Nutrition Association e também da Agenda de Conselheiros Globais do Fórum Econômico Mundial.
Mais informações: ppgri.ufsc.br