UFSC recebe visita de representantes do governo norte-americano
O cônsul-geral dos Estados Unidos, Ricardo Zuniga, visitou a UFSC nesta quarta-feira, 18 de novembro. Ele foi recebido pelo chefe de gabinete, Carlos Vieira, e pelo secretário adjunto de Relações Internacionais, Aguinaldo Pinto, uma vez que a reitora Roselane Neckel está em missão no exterior, e a vice-reitora, Lúcia Helena Martins Pacheco, participa de reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em São Paulo.
Durante o encontro, foram discutidos temas como as políticas de inclusão social da UFSC e o processo de interiorização dos campi. Há quatro meses no cargo, o cônsul-geral elogiou os alunos brasileiros que estudam nos Estados Unidos graças ao Ciências sem Fronteiras. O cônsul para Assuntos Econômicos, Grant Earnest, também participou da reunião, na qual foi destacada a importância do estabelecimento de acordos bilaterais.
Ricardo Zuniga apresentou o programa “100.000 Strong in the Americas”, lançado recentemente pelo presidente Barack Obama. A ideia é que, até 2020, 100 mil estudantes do continente possam participar de intercâmbios, promovendo maior integração entre universidades norte-americanas e da América Latina, em um movimento que envolva universitários de diferentes países. A proposta do programa – que ainda não entrou em vigor – é proporcionar intercâmbios acessíveis e inclusivos.