Estudante da UFSC irá representar o estado no Parlamento Nacional da Juventude pela Água
A estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC Thaianna Cardoso irá representar o Estado junto a outros jovens de todo o Brasil na Assembleia Geral do Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA), em Brasília de, 19 a 22 de novembro. O PNJA é uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) para reunir e promover a participação e o engajamento dos jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos.
A presidente da ABRH, Jussara Cabral, explica que “O Parlamento é um elo da Rede da Juventude pela Água (REJUA) e seus membros devem ser facilitadores na criação de parcerias para o desenvolvimento e condução de atividades no âmbito local, regional e nacional, além de atuarem na formação de novas lideranças e em processos de mobilização social e educação científica e ambiental pelas águas”.
Thaianna Cardoso participa do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Governança de Bens Comuns (GTHidro), do Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA) e da Coordenação do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20. Como voluntária na ONG de Jovens Engajamundo, representou, em junho de 2015, a juventude brasileira em conferência preparatória para a COP21 realizada na Alemanha, trazendo para o Brasil de maneira inédita a Conferência de Juventude Latino-americana sobre Mudanças Climáticas – COY11 Conference of Youth – que será realizada em Florianópolis nos dias 26, 27 e 28 de novembro.
“A participação e o comprometimento de nós, jovens, com a questão das águas indica a construção de um futuro melhor para todos e para nós mesmos que enfrentaremos pelas próximas décadas os desafios das más escolhas da atualidade. Portanto, avalio como muito positiva a criação deste espaço de participação que nos permitirá a integração com jovens de diversas regiões, a reflexão sobre nossas realidades e proposição de uma perspectiva mais civilizatória em um agir local e global”, afirma Thaianna
Iniciativa
O Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA) é uma iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), apoiada pela Secretaria Internacional de Recursos Hídricos, pela rede de jovens Engajamundo, pela organização de jovens Water Youth Network e pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), que inspirado no modelo Nacional do World Youth Parliament for Water, promove a participação e o engajamento dos jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos, bem como a inserção dos mesmos no VIII Fórum Mundial da Água, que será em Brasília, no ano de 2018.
Este Parlamento é constituído por jovens entre 18 e 27 anos que, como representantes dos seus respectivos Estados Brasileiros e do Distrito Federal, serão membros (Jovens Parlamentares pela Água) e facilitadores de parcerias para o desenvolvimento e condução de atividades no âmbito local, regional e nacional, além de atuarem na formação de novas lideranças e em processos de mobilização social e educação científica e ambiental pelas águas.
Os jovens selecionados deverão comparecer à Assembleia Geral do Parlamento Nacional da Juventude pela Água, que será realizada em Brasília de 20 a 22 de novembro. Além disso, terão a sua inscrição sustentável garantida no XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos que acontece de 22 a 27 de novembro, na capital federal.
O outro catarinense escolhido é Willian Jucelio Goetten é natural de Santa Cecília e reside atualmente em Blumenau, formado em engenharia ambiental pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) de Caçador, possui mestrado em engenharia ambiental pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atua como consultor técnico do Comitê de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Itajaí e como professor de Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Rio Itajaí (UNIDAVI), atua ainda como pesquisador no Projeto Rede Guarani/Serra Geral.
Mais informações no site.