Mês de Segurança na Internet: dicas sobre uso de senhas

15/10/2015 14:38

No mês de outubro, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que provê o acesso à internet da UFSC (em todos os campi), assim como serviços como o CAFe, Telefonia IP e Filesender, está promovendo o Mês de Segurança na Internet.

No site do evento estão disponibilizados materiais sobre o tema, assim como os eventos sendo realizados durante este mês.

A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), como forma de participar deste evento, divulga algumas dicas de segurança referentes ao uso de senhas na internet:

1 – As senhas são muito importantes

Ao cadastrar uma senha, sempre use caracteres maiúsculos, minúsculos, números e caracteres especiais. Não use datas nem números de telefone. Evite ao máximo usar nomes de objetos, pessoas ou animais de estimação. Evite palavras que existam no dicionário. Uma dica é trocar letras por outros caracteres (exemplo: a por @), alternando maiúsculas e minúsculas.

2 – Tão importantes, que precisam ser únicas

Não use a mesma senha para tudo. Tenha uma senha para cada serviço, por exemplo, uma senha para o idUFSC e outra para o Gmail. Se for difícil lembrar de muitas senhas faça o seguinte: a primeira ou a última letra da senha sempre será a primeira letra do serviço, em maiúsculo.

3 – A privacidade é essencial, mesmo com uma senha segura

Nunca diga sua senha em voz alta, principalmente em ambientes públicos ou ao telefone, pois você nunca sabe quem pode estar ouvindo. É recomendável também que você troque sua senha periodicamente (a cada dois ou três meses.)

Nos smartphones geralmente mantemos nossas senhas salvas – por isso protegê-lo com uma senha é primordial. Nas configurações do aparelho, desative a opção de exibir a senha digitada ou o caminho percorrido pelo seu dedo – isso evita que um curioso possa ver você digitando. Também tenha o cuidado para não digitar sua senha na frente de estranhos.

4 – Mas nem sempre conseguimos manter nossa privacidade intacta

Evite informar sua senha em computadores públicos, como lan house ou laboratórios desconhecidos. Na UFSC alguns laboratórios já contam com o serviço de Desktop Gerenciado, que, com uma gestão centralizada dos computadores, reduz o risco de infecção por aplicativos maléficos que possam capturar sua senha.

Mas se você precisa muito acessar seus dados em um computador público, altere a sua senha posteriormente de um computador confiável (lembre-se que se você usa rede sem fio ou VPN, vai precisar atualizar a configuração dos seus aparelhos para a nova senha também).

E não se esqueça – sempre finalize sua conexão clicando em “Logout“, “Sair” ou equivalente.

5 – Ter cuidado nunca é demais

De nada adianta ter todos os recursos de segurança da conta ativados, se você não fez o dever de casa. Mantenha seu antivírus sempre atualizado. Use navegadores atuais – sempre procure pelas versões mais novas e estáveis. Em computadores da UFSC, utilize o serviço de Desktop Gerenciado – ele configura seu computador da forma mais segura.

Cuidado com downloads! Esses são um dos maiores vilões quando o assunto é segurança. Somente abra arquivos que você conhece. Nas redes sociais, nunca aceite arquivos a menos que você tenha combinado antes com a pessoa que enviou. Não clique em links desconhecidos e avise quem mandou que o computador dela pode estar infectado com um malware (software malicioso).

Se notar algo estranho nos serviços que utiliza (e-mails enviados que você não reconhece, por exemplo), troque sua senha imediatamente. Você pode redefinir sua senha no portal http://idufsc.ufsc.br – se não conseguir, solicite atendimento no site http://atendimento.setic.ufsc.br.

 

Tags: Rede Nacional de Pesquisasegurança na internetUFSC