Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia visita Fazenda da Ressacada
Nos dias 7 e 8 de abril, foi realizada, na Fazenda Experimental da Ressacada, a primeira visita ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da UFSC. A atividade é parte da capacitação dos agricultores participantes do projeto “Núcleo de Pesquisa e Extensão em Horticultura e Ovinocultura Agroecológica para promoção do desenvolvimento sustentável como estratégia alternativa estruturante à substituição do cultivo do tabaco na agricultura familiar”.
Na mesa de abertura, estiveram presentes os coordenadores do projeto, Clarilton Ribas e Patrizia Ana Bricarello; o veterinário da Fazenda, Thiago Mombach Pinheiro Machado; a coordenadora de Inovação e Sustentabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Christianne Belinzoni; e o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), José Carlos Fiad Padilha.
Compareceram ao encontro cerca de 60 pessoas, entre agricultores, técnicos de assistência técnica e extensão rural, professores e estudantes de Agronomia e Zootecnia, que participaram de oficinas de capacitação em ovinocultura e horticultura agroecológicas.
O projeto, cujo objetivo é a diversificação produtiva em áreas de tabaco, a partir da capacitação na área da Agroecologia, é desenvolvido conjuntamente por cinco laboratórios do CCA: Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (Lecera), Laboratório de Parasitologia Animal, Laboratório Integrado de Bioquímica e Morfofisiologia Animal (Labima), Laboratório de Irrigação e Drenagem (Lab. Irr. D) e Laboratório de Etologia Aplicada (Leta).
Mais informações no site do Lacera.