Forno de Aquecimento Resistivo de Alto Vácuo destaca papel de vanguarda tecnológica da UFSC
Os Laboratórios de Engenharia de Processos de Conversão e Tecnologia de Energia (Labtucal/Lepten) da UFSC receberam um Forno de Aquecimento Resistivo de Alto Vácuo, único equipamento de seu tipo na América Latina. É também o único forno em todo o mundo feito com suas especificações técnicas pelo seu fabricante. O forno vale R$ 4 milhões e foi adquirido pelo convênio com a Petrobras, mantido desde o início da década passada; a chegada do aparelho sinaliza o fortalecimento da ligação e destaca o papel da UFSC nas pesquisas com tecnologia para procura e extração de petróleo. “A Universidade e particularmente o Departamento de Engenharia Mecânica têm o compromisso com a inovação”, observa a professora Marcia Mantelli.

Foto: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC

Foto: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC
A Petrobrás foi representada por Ibsen Flores Lima (Gerente Geral de Elevação e Escoamento, Processamento e Instalações de Produção), Paulo Homero Lourenço Ferreira (Gerente de Engenharia de Instalações de Superfície e Automação), Edson Luiz Valverde Castilho Filho (Engenheiro), Luiz Augusto Petrus Levy (Gerente Geral de P&D em Engenharia de Produção), Anderson Santanna Oliveira (Gerente de Tecnologia de Processamento Primário), André Sampaio Monteiro (Engenheiro) e Letícia de Rezende Tapajóz (Engenheira) na a solenidade de entrega foi na tarde da terça-feira, 2 de dezembro, no prédio dos Laboratórios de Pesquisa em Gás e Energia, vinculados ao Departamento de Engenharia Mecânica.A Pró-Reitoria de Pesquisa foi representada pela diretora do Departamento de Inovação Tecnológica e Social (Dits), Rozangela Curi Pedrosa; também estavam presentes o coordenador Sergio Colle, pesquisadores, professores, mestrandos, doutorandos e técnico-administrativos do Laboratório.
A função do forno é soldagem por difusão em condições de alta temperatura, pressão e vácuo, principalmente para soldar trocadores de calor compactos, que são utilizados em processos industriais, inclusive plantas petrolíferas. A tecnologia produzida na UFSC para fabricar esses trocadores criou aparelhos pesquenos, convenientes para utilização em plataformas de petróleo, explica Mantelli. O forno faz soldas em aço inox em temperaturas próxima a 1.700°C. Na hora da solenidade de inauguração, o forno já estava pronto para ser utilizado. Mas antes de entrar em funcionamento normal, a empresa fabricante, alemã, treinará a equipe do Labtucal/Lepten em fevereiro.