Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo
O VIII Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC.
A atual conjuntura do sistema-mundo capitalista é marcada pelo surgimento de novos arranjos interestatais e pelos desafios para aqueles há muito estabelecidos. Entre os novos arranjos, há os que desafiam as instituições dominantes de governança global e defendem uma ordem mundial menos hierárquica, como o BRICS e a ALBA. Por outro lado, os EUA lideram a formação de arranjos como o TTIP e o TPP no sentido de conter a deterioração de sua posição hegemônica a Leste e Oeste de seu território. Blocos mais antigos, como o Mercosul e a União Europeia, tem sua credibilidade internacional desafiada por conflitos internos.
O que explica o surgimento destes arranjos? Como podem ser compreendidos na trajetória de longa duração do sistema-mundo capitalista e na atual conjuntura de crise mundial? Qual o seu potencial para a governança global em um período de caos sistêmico? Em que medida alteram os padrões históricos de competição interestatal e intercapitalista?
Programação completa no site: www.gpepsm.ufsc.br.
Organização: Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo, dirigido pelos professores Helton Ouriques e Pedro Vieira