Nota de pesar: Faleceu o professor Héctor Ricardo Leis

07/09/2014 09:41

A Universidade Federal de Santa Catarina comunica, com pesar, o falecimento em 6 de setembro, do professor Héctor Ricardo Leis. Não haverá velório e ele será cremado neste domingo, 7 de setembro, no Crematório Vaticano de Balneário Camboriú.

autor33Héctor Ricardo Leis nasceu em Buenos Aires em 1943. Estudou matemática, psicologia, filosofia e sociologia na Universidade de Buenos Aires. Veio para o  Brasil em 1977, onde se licenciou em Ciências Sociais pela PUC-RJ. Nesta mesma universidade fez seu doutorado em Filosofia, além de ter feito mestrado na University of Notre Dame (EUA).

De volta para a Argentina, foi professor de Ciência Política e do Ciclo básico na Universidade de Buenos Aires, e de Filosofia na Universidad Nacional de Rosario. Em 1989 voltou ao Brasil,  docente de Relações Internacionais na PUC/RJ. Desde 1992 esteve vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFSC, passando a lecionar tanto na graduação quanto no mestrado e doutorado em Sociologia Política e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências  Humanas. Deste programa foi durante mais de cinco anos o coordenador.

Héctor Leis teve  uma ativa participação política na Argentina, primeiro no Partido Comunista, depois no peronismo, e, finalmente, numa das organizações revolucionárias que optaram pela luta armada, o que o levou ao exílio e a ser um refugiado político das Nações Unidas. Foi membro do Club de Cultura Socialista Pancho Aricó e do  Fórum de ONGs ambientalistas da ECO-92. Em 1989 estabeleceu-se definitivamente no Brasil, onde obteve a cidadania em 1992.

Tags: Héctor Ricardo LeisNota de pesar