Missa de sétimo dia em homenagem ao professor Héctor Ricardo Leis

08/09/2014 17:49

A Missa de Sétimo Dia em homenagem ao professor da UFSC Héctor Ricardo Leis será realizada no dia 12 de setembro, no Templo Ecumênico da UFSC, às 19h, A celebração religiosa será presidida pelo padre Wilson Groh.

Héctor Ricardo Leis nasceu em Buenos Aires em 1943. Estudou matemática, psicologia, filosofia e sociologia na Universidade de Buenos Aires. Veio para o  Brasil em 1977, onde se licenciou em Ciências Sociais pela PUC-RJ. Nesta mesma universidade fez seu doutorado em Filosofia, além de ter feito mestrado na University of Notre Dame (EUA).

De volta para a Argentina, foi professor de Ciência Política e do Ciclo básico na Universidade de Buenos Aires, e de Filosofia na Universidad Nacional de Rosario. Em 1989 voltou ao Brasil,  docente de Relações Internacionais na PUC/RJ. Desde 1992 esteve vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFSC, passando a lecionar tanto na graduação quanto no mestrado e doutorado em Sociologia Política e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências  Humanas. Deste programa foi coordenador por mais de cinco anos.

Héctor Leis teve  uma ativa participação política na Argentina, primeiro no Partido Comunista, depois no peronismo, e, finalmente, numa das organizações revolucionárias que optaram pela luta armada, o que o levou ao exílio e a ser um refugiado político das Nações Unidas. Foi membro do Club de Cultura Socialista Pancho Aricó e do  Fórum de ONGs ambientalistas da ECO-92. Em 1989 estabeleceu-se definitivamente no Brasil, onde obteve a cidadania em 1992.
Tags: Héctor Ricardo Leismissa de sétimo diaUFSC