Desinteresse dos leitores pela política é abordado na aula magna da pós em Jornalismo
Foi realizada nesta quarta-feira, 17 de setembro, no auditório Elke Hering, da Bibilioteca Universitária, a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor) da UFSC, ministrada pelo professor Wolfgang Donsbach, da Faculdade Técnica de Dresden (Alemanha). O palestrante também lecionou nas universidades de Columbia e Harvard, além de ter presidido as associações Mundial de Pesquisa de Opinião Pública (1995-1996) e a Internacional de Comunicação (2004-2005) e ter recebido vários títulos internacionais. Além do desinteresse dos leitores com a política, também foi discutido as grandes demissões de funcionários dos jornais e a mudança do perfil dos leitores.
Para Wolfgang, a abordagem que a mídia faz sobre política, tratando apenas como um poço de corrupção, é a causa do desinteresse dos leitores com o tema. Ao invés de informar aos leitores, essa trivialização da política acaba afastando-os, e o jornalismo perde a sua função de profissão de conhecimento, com isso, vai se voltando ao entretenimento.
Outro assunto levantado pelo professor foi a diminuição do interesse dos jovens em notícias relacionadas à esfera pública. O motivo deste desinteresse vem do hedonismo da nova geração, os chamados “Millenials”. Estes buscam viver mais a própria vida e acabam deixando de lado assuntos que afetam a sociedade.
A grande demissão de jornalistas em redações foi um assunto pesquisado por Donsbach. Mesmo assim, os jornais não conseguem recuperar os lucros anteriores, já que a crise surgiu por causa da queda nas vendas dos jornais impressos.
Felipe Freitas/ Estagiário de Jornalismo da Agecom/ UFSC