Estudante de Contábeis da UFSC vence disputa de educação financeira

27/06/2014 17:52

Leonardo Ávila Custódio. Foto: divulgação

O estudante Leonardo Ávila Custódio, do curso de Ciências Contábeis da UFSC, venceu a gincana on-line da Semana Nacional de Educação Financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran), de 5 e 9 de maio. A disputa foi a segunda conquistada para a Universidade pelo estudante, que, em 2013, ficou em segundo lugar no Desafio Universitário Empreendedor (DUE), promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no quesito “Jogos de Negócios”. A gincana reuniu competidores de todo o país e teve um vencedor para cada região brasileira.

A competição baseou-se em 15 questões de educação financeira aplicadas às fases da vida estudantil, adulta e familiar de uma pessoa. Para respondê-las, era necessário assimilar a importância de cuidar do dinheiro em cada uma dessas etapas. Os competidores refletiam sobre as necessidades e as dificuldades encontradas em cada situação, para então produzir as respostas. 

No ano passado, Leonardo Custódio e mais dois finalistas de Santa Catarina formaram a equipe segunda colocada no DUE, com mais de 17 mil inscritos. Realizada a distância, a primeira etapa da competição tinha sua pontuação calculada a partir de uma disputa em plataforma on-line e certificados em cursos, palestras e oficinas do Sebrae. Na segunda fase, em Brasília, a equipe catarinense teve que montar uma ideia de negócio e participar de um jogo de simulação.

Antes de 2013, Leonardo nunca tinha participado de competições de incentivo à gestão financeira; o desejo por aprendizado e o desafio de vencer que o levaram a se inscrever. Além disso, o estudante identificou-se com o tema. “Minha motivação também provém das disciplinas Simulação Gerencial I e II, que cursei em Contábeis e abordam o tema ‘Jogos de Negócios”, conta.

Leonardo acredita que as vitórias fazem parte do seu currículo; no entanto, para ele o mais importante não é vencer, mas sim o conhecimento adquirido: “Aprendi e aprendo muitos com essas competições, pois nunca deixo de participar. Fiz amizades com pessoas de todos os estados, e isso expande minha rede de contatos. Sempre convidamos uns aos outros quando sabemos de uma nova competição”.

Agecom / Diretoria Geral de Comunicação / UFSC 

Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo
matheusalvesdealmedia@gmail.com

Claudio Borrelli / Revisor de Textos

Tags: ciências contábeisCSELeonardo Ávila CustódioUFSC