Professores da UFSC lançam livro sobre indústria e arranjos produtivos de Santa Catarina
Os professores Silvio Cario, Fernando Seabra e Luiz Carlos de Carvalho, do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lançaram, no dia 21 de março, o livro “Indústria e Arranjos Produtivos Locais de Santa Catarina: avaliação e política de desenvolvimento para setores tradicionais”, realizado por meio do convênio com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e com os cursos de graduação e pós-graduação em Economia e Administração da UFSC.
O objetivo da pesquisa – concluída em 2011, com atualizações no ano seguinte – foi avaliar as condições competitivas de cinco áreas industriais que se desenvolvem sob a forma de Arranjos Produtivos Locais (APLs); são elas: cerâmica de revestimento, no sul do Estado; têxtil e confecção, em Blumenau; calçados, no Vale do Rio Tijucas; móveis, em São Bento do Sul e oeste catarinense; e alimentos e carnes, também no oeste. O livro aborda estruturas e padrões de concorrência, número de trabalhadores e de empregos gerados, mercados interno e externo, ameaças e oportunidades para cada atividade, e políticas de desenvolvimento.
Ainda há a possibilidade de uma nova edição, que inclua outra pesquisa – realizada em 2013 –, sobre o processo de desindustrialização em Santa Catarina. “Se o pedido for aprovado, o livro ainda terá um capítulo sobre produtividade industrial e outro sobre política industrial”, afirmou Silvio Cario.
Atualmente, professores da equipe estão trabalhando em outro projeto com a Fiesc: o “Rotas do Futuro”, cujo objetivo é estudar as dificuldades de empresários para aumentar sua competitividade no mercado em 16 áreas industriais.
Mais informações com o professor Silvio Cario – fecario@yahoo.com.br
Fernanda Costa / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC
fernandarvcosta@gmail.com
Claudio Borelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br