Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais comemora seus 30 anos com seminário nacional

22/04/2014 14:53

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Entre os dias 10 e 11 de abril, a UFSC – em comemoração aos 30 anos do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS) – foi sede da quarta edição do seminário nacional “Movimentos Sociais e Participação no Brasil: diálogos transversais”, destinado a alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores interessados no estudo dos movimentos sociais e da participação política, em suas diferentes modalidades. Representantes de núcleos de pesquisa do Brasil e do exterior estiveram reunidos, “o que proporcionou riquíssimo debate em torno de temas delicados da atual conjuntura política nacional”, de acordo com Alessandro Cassoli, pesquisador do NPMS.

Pioneiro em sua área de atuação, o Núcleo sempre promoveu seminários prestigiados pela comunidade acadêmica nacional, colocando a UFSC em posição de destaque na produção de pesquisas sobre temas políticos e sociais da história recente do Brasil. Nesta edição, diversas questões teóricas e epistemológicas foram colocadas em pauta, como o atual cenário dos movimentos sociais no mundo, que tem recebido destaque em função da intensificação da agenda de mobilização popular. Além dos pesquisadores, líderes de movimentos também participaram das discussões.

Para Alessandro, analisar a natureza dessas mobilizações é um desafio importante para compreender a sociedade contemporânea, em especial, suas demandas e estruturas organizativas. Lígia Luchmann, coordenadora do NPMS e do evento, complementa: “Há também crescente interesse em analisar as diferentes modalidades de participação política, a exemplo da participação institucional, como são os casos dos conselhos gestores de políticas públicas e de programas como o Orçamento Participativo”.

Além disso, os seminários têm produzido resultados como a publicação de livros, dossiês e anais – registros da produção intelectual sobre os temas dos movimentos sociais, da participação política e da democracia. Um material impresso sobre esta edição já está sendo preparado e deve conter alguns dos textos apresentados pelos palestrantes.

Sobre o Núcleo de Pesquisas em Movimentos Sociais

O Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS), fundado em 1983, faz parte da linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC “Movimentos Sociais, Participação e Democracia”, que tem se consagrado como uma importante referência nos estudos sobre movimentos sociais, sociedade civil, associativismo, participação política e democracia. Além da produção bibliográfica sobre o tema, o Núcleo tem multiplicado o número de pesquisadores e ampliado a produção acadêmica, por meio de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutoramento; tem contribuído para a consolidação de outros núcleos do gênero em outras universidades, bem como estabelecido parcerias com a sociedade civil e com instituições públicas, colocando todo um acervo de publicações e banco de dados à disposição do público.

Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fernandarvcosta@gmail.com

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

Tags: Movimentos Sociais e Participação no Brasil: diálogos transversaisNúcleo de Pesquisa em Movimentos SociaisUFSC