Campus de Blumenau participa de debate sobre resíduos sólidos

16/04/2014 17:15

Os alunos do curso de Engenharia Têxtil do campus de Blumenau participaram, no dia 10 de abril, de audiência pública – organizada pela Câmara Municipal da cidade e a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) – para discutir e encaminhar questões relativas à industrialização do lixo na região.

Foto: José Alexandre Borges Valle

Esse tema está diretamente relacionado a uma das disciplinas do curso – Gestão, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos – e também à lei 12.305, aprovada em 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e obriga os municípios a apresentar um plano de resíduos sólidos para terem acesso a recursos federais.

A audiência começou com a palestra “Gestão sustentável de resíduos sólidos no Médio Vale”, apresentada pelo representante da AMMVI, José Rafael Correa, que propôs a criação de uma usina de biometanização. Depois, o representante do Movimento Nacional dos Catadores, Dorival Rodrigues dos Santos, falou sobre o cotidiano da categoria e sua situação diante da sociedade.

“O objetivo é trazer aos alunos a realidade técnica e atual do tema e também promover maior interação social, além, é claro, da inserção política dos estudantes. Buscamos nas nossas engenharias a formação técnica e social, ambas muito bem abordadas nessa audiência”, observa o professor José Alexandre Borges Valle.

Claudio Borelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

Tags: audiência públicaCampus BlumenauEngenharia Têxtil