Teleconferência de curso de capacitação da UFSC fala sobre programas de habitação
A TV UFSC apresenta neste sábado, a partir das 12h30, a teleconferência sobre o Curso de Capacitação Trabalho Social em Programação de Habitação de Interesse Social. O curso é uma iniciativa de Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE. O público-alvo, que chegou a 12 mil inscritos, totaliza cinco mil técnicos que atuam na área de trabalho social nos programas de habitação de interesse social “Minha casa, Minha vida” e PAC Urbanização de Assentamentos Precários.
A partir das 20h30 o tema é sustentabilidade, com o início do programa Ecotopia. O episódio da noite mostra como construir de forma sustentável e eficiente e o porquê de isso ser tão importante para o futuro das cidades. Um prédio construído de forma sustentável custa cerca de 10% a mais que um prédio convencional. Levando em conta o constante aumento dos custos de energia, em poucos anos este investimento já é amortecido.
No domingo, a partir das 15h30, inicia o Papo de Mãe, com o tema Jornada Dupla – mães que se desdobram para criar os filhos. Algumas mães trabalham fora, às vezes em mais de um emprego, e ainda têm muito trabalho dentro de casa. Como conseguem dar conta? Segundo uma pesquisa, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os homens têm jornada média de 52,9 horas semanais e as mulheres, de 58 horas, ou seja: 5,1 horas a mais. Isso equivale a 20 horas adicionais por mês, cerca de dez dias a mais por ano.
O programa recebe Beth Oliveira Pinto, diarista, decoradora de festas infantis, revendedora de beleza, sub-síndica e avó de um bebê de dois meses; Sheyla dos Santos Melo, recepcionista e segurança, mãe de cinco filhos; Danielli Fontana Carneiro, advogada criminalista e professora, mãe de um menino de dois anos. Entre os especialistas convidados estão a psicóloga Danielle Pisani e a especialista em coaching Anna Márcia Gallafrio. Este Papo de Mãe também tem a participação da contadora de histórias Alexsandra Mauro.
O domingo traz dois Especiais da TV UFSC: às 21h inicia o Brasil Plural, que retrata as diversas realidades brasileiras por meio de pesquisas antropológicas. O objetivo é o de contribuir para a elaboração de politicas públicas junto às populações estudadas, respeitando suas particularidades. Já às 21h30 o documentário Os Faróis mostra a importância dessas construções.
O fim de semana se encerra com o programa Partituras, às 22h, com apresentação da peça Ofício 1816, interpretada por solistas da Cia Bachiana Brasileira com regência de Ricardo Rocha. A peça foi uma encomenda de Dom João VI para a missa em homenagem a sua mãe.
Quando a corte portuguesa chegou ao Brasil, D. João ficou totalmente encantado com um compositor carioca em particular: o padre José Maurício Nunes Garcia. Não à toa, a qualidade da sua obra acabou motivando o príncipe regente a criar uma pensão vitalícia especialmente para ele. E foi a partir desta afinidade que surgiu a encomenda do Ofício 1816, para a missa em homenagem à rainha-mãe, quando ela faleceu.