TV UFSC: Pensando com Darcy Ribeiro vai ao ar neste domingo

21/02/2014 17:03
Pensando com Darcy Ribeiro na TV UFSC

Darcy Ribeiro

Antropólogo, educador, escritor e político brasileiro, Darcy Ribeiro ficou conhecido por sua pesquisa em relação aos índios e à educação no país. Com uma contribuição única na história da cultura brasileira, Darcy foi responsável por idealizar universidades, conduzir programas de reforma universitária e implantar Centros Integrados de Ensino Público (CIEP).

Entre outras atividades, contribuiu para o tombamento de praias, encostas e casas do Rio antigo; colaborou na criação do Memorial da América Latina; e mereceu títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades de Sorbonne, de Copenhague, do Uruguai, da Venezuela e da Universidade de Brasília. Darcy Ribeiro exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro de 1991 até sua morte em 1997, fato que comoveu todo o Brasil em torno de sua figura.

O documentário fala sobre a vida e obra dessa figura polêmica, que teve o reconhecimento e admiração até dos seus adversários. “Pensando com Darcy Ribeiro” integra a série “Realidade Brasileira – grandes pensadores”, que documenta e incentiva a discussão das ideias, obras e práticas sociais dos principais pensadores brasileiros que marcaram o século XX. O programa vai ao ar no domingo, 23, às 21h, com reapresentação na terça-feira, 25, às 20h, na TV UFSC.

Guarnieri, Boal e Plínio Marcos

E o Conexão Roberto D Avila deste domingo, às 22 horas, recorda grandes nomes da dramaturgia nacional, resgatando entrevistas com três dos maiores autores teatrais brasileiros: os saudosos Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal e Plinio Marcos. Eles foram  vozes que defenderam a resistência cultural no Brasil durante a ditadura militar. Suas trincheiras foram os palcos brasileiros e a força de seus textos.

O encontro entre Gianfrancesco Guarnieri e o jornalista Roberto D’Avila aconteceu no palco do Teatro do Centro Cultural São Paulo. O renomado ator e dramaturgo falou sobre sua vida e obra, recordou as dificuldades para lidar com a censura e destacou a força da cultura – principalmente o teatro – na defesa da liberdade de expressão.

Paris foi o ponto de encontro do jornalista com Plinio Marcos. O autor estava na Cidade Luz para receber um prêmio pelo conjunto de sua obra. Em um café no Champs Elysées, o jornalista e o teatrólogo conversaram sobre a dura caminhada de Plínio e de seu “teatro maldito” em que se destacam textos como “Dois perdidos numa noite suja”, “Barrela” e “Navalha na carne”.

Augusto Boal  foi o criador do “teatro do invisível” e do “teatro do absurdo”, iniciativas reconhecidas em todo mundo como formas de denunciar a opressão do homem comum pelo totalitarismo. A conversa entre D Avila e Boal foi no Rio de Janeiro onde eles discutiram as criações do autor e relembraram uma entrevista da época do exílio quando o mestre do teatro morava em Paris.

Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista também aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.

 

 

 

Tags: antropólogoDarcy RibeiroTV UFSC