Documentário sobre Ferreira Gullar é destaque na TV UFSC
Neste sábado, 28, a TV UFSC exibe, a partir das 14 horas, dois filmes da série Especial Cinema Silencioso: Ouro Fino e Trasladação das Cinzas de Estácio de Sá. No primeiro, imagens de carnaval e de uma pequena fazenda, de propriedade de Antonio Villela M. de Azevedo, farmacêutico medianamente enriquecido pelo café, são mostradas sem grandes preocupações de construção ou enquadramento cinematográfico, quase como uma brincadeira.
No segundo, a derrubada do Morro do Castelo, em 1922, para a realização da Exposição do Centenário da Independência do Brasil, marcou o início da perambulação das cinzas do Fundador do Rio de Janeiro. Inicialmente transferidas para uma capelinha na Tijuca foram, em agosto de 1931, definitivamente acomodadas na Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, em cerimônia acompanhada por autoridades, populares, soldados e o cardeal D. Sebastião Leme.
No domingo, 29, a emissora reapresenta, às 21 horas, o documentário F de faca, que mostra a rotina de Ferreira Gullar. No filme, dirigido em 2010 por Adriana Meyge e Maurício Tussi como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da UFSC, Gullar compartilha reflexões, relata suas lembranças e mostra sua coleção de obras de arte que recobrem as paredes do apartamento em Copacabana.
Antes, à tarde, destaque para o filme O Corintiano, com Mazzaropi, às 15 horas; No país do futebol – Isto é Pelé, às 16h45; Garrincha – A alegria do povo, às 18 horas e Uma aventura de Zico, às 19h15.
UFSC Entrevista
O UFSC Entrevista desta segunda-feira, 30, traz o cantor e compositor Paulinho Moska, que fala sobre o seu trabalho, o cenário da música no Brasil nos dias de hoje e política.
Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista, também, aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.