Diálogo da Reitoria com o Coletivo Catarinense Memória e Justiça será nesta quinta-feira

17/12/2013 17:21

Ocorrerá nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2013, no auditório da Reitoria, às 14h, um diálogo da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com representantes do Coletivo Catarinense Memória,Verdade e Justiça. Nessa reunião, serão discutidos projetos de possíveis parcerias entre a Universidade e o Coletivo.

Entre as propostas a serem apresentadas pelo Coletivo está a criação de uma Comissão da Verdade da UFSC, que revisaria todos os atos administrativos realizados durante os 20 anos de ditadura militar no Brasil. Por meio da revisão, seriam analisadas possíveis irregularidades cometidas por aquela administração. Outra proposta é o estudo de mais de 400 processos envolvendo o regime militar em Santa Catarina por alunos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O Coletivo Catarinense Memória,Verdade e Justiça existe desde 1982, e utiliza esse nome desde 2010. Em seus vários anos de história, realiza atos relacionados ao esclarecimento do que realmente ocorreu, em Santa Catarina, durante o período em que vigorou o Regime Militar no Brasil (1964 – 1984). O coletivo apoiou a formação da Comissão Nacional da Verdade e luta pela criação de comissões estaduais, além de organizar exposições e eventos para discussão. Alguns de seus membros também realizam pesquisas sobre crimes, mortes e desaparecimentos durante o Regime Militar.

Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC
matheusalvesdealmeida@gmail.com

Tags: Coletivo MemóriaUFSCverdade e justiça