Professor da UFSC é eleito titular da Academia Nacional de Engenharia
Com uma trajetória acadêmica de quase cinco décadas na Universidade Federal de Santa Catarina, o professor Sergio Colle, do Departamento de Engenharia Mecânica, é um dos novos membros da Academia Nacional de Engenharia.
A posse foi realizada no dia 31 de outubro, no Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, no Arsenal da Marinha, o pesquisador recebeu diploma e foi condecorado com uma medalha – que representa seu ingresso como integrante da instituição.
Sergio Colle foi eleito ao lado de outros 22 acadêmicos. A nomeação leva em conta, entre outros requisitos, a significativa realização profissional e relevantes serviços prestados ao país.
Com 156 integrantes, a Academia Nacional de Engenharia atua na promoção de debates e desenvolvimento de soluções em prol da sociedade, relacionadas com aspectos de engenharia, ciência e tecnologia.
Sergio Colle tem outras duas importantes premiações. Recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional, do Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2008, e a Medalha Professor João Davi Ferreira Lima, da Câmara Municipal de Florianópolis, em 2010.
Trajetória
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1970, o professor tem mestrado e doutorado pela COPPE/UFRJ, concluídos em 1972 e 1976.
É consultor ad hoc do Programa de Capacitação Institucional (PCI), do Ministério da Ciência ,Tecnologia e Inovação, e professor titular da UFSC desde 1976. Suas linhas de pesquisa abrangem áreas como tubos de calor para controle térmico de satélites, sistemas térmicos de conversão de energia e sistemas híbridos de geração solar.
Foi coordenador de projetos de cooperação internacional com a Alemanha, que resultaram na implantação do Laboratório de Energia Solar (Labsolar). Trabalhou também em colaboração com a Agência Espacial Brasileira, implantando o Laboratório de Tubos de Calor para Controle Térmico de Satélites.
Outra conquista de seus trabalhos de pesquisa é o Atlas de Radiação Solar do Brasil, editado em 1998, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Sergio Colle foi articulador no Brasil e co-executor do projeto SWERA (Solar Wind Energy Resourse Assessment), do qual resultou a mais completa base de dados de radiação solar do Brasil. Um dos desdobramentos desse trabalho foi a implementação pelo MCTI do Projeto Sonda (Sistema de Organização de Dados Ambientais para o Setor de Energia), também uma parceria com o Inpe.
O professor é coordenador de diversos projetos de pesquisa gerenciados junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).
Mais informações: colle@emc.ufsc.br.
Arley Reis /Assessoria de Comunicação da FAPEU/arleyreis@gmail.com



























