Jornalista e professor Gonzaga Motta ministra palestra e lança livro nesta segunda na UFSC
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na segunda-feira, 18 de novembro, mais uma conferência do Ciclo de Leituras Contemporâneas do POSJOR sobre o tema “Narrativa Jornalística: uma história do presente”, com o pesquisador do CNPq e professor da UnB e visitante da UFSC, Luiz Gonzaga Motta. Durante o evento, Luiz Gonzaga Motta lançará o livro “Análise Crítica das Narrativas“.
O evento será realizado às 14h, no Auditório Elke Hering, da Biblioteca Universitária (BU). A entrada é gratuita e aberta ao público. Será fornecido certificado de participação aos presentes.
Análise Crítica das Narrativas – Luiz G. Motta, Editora da UnB, 2013, 254 páginas.
As narrativas tecem nossas vidas, produzem sentidos e constituem a realidade. Fáticas ou ficcionais, as narrativas são tratadas no livro “Análise Crítica da Narrativa” como um modo de expressão universal. De maneira didática, o livro oferece procedimentos prático-operacionais para a análise pragmática de estórias e seus personagens. Apresenta técnicas de análise que passam pelo jornalismo, cinema, literatura, publicidade, videoclipes, histórias em quadrinho, telenovelas, relatos das mídias digitais etc. Essas técnicas permitem interpretar criticamente os enredos, conflitos, pontos de virada e usos estratégicos da linguagem narrativa. O livro se destina aos estudiosos do jornalismo, literatura, publicidade, psicologia, antropologia, história e outras áreas que realizam a análise dos processos de comunicação narrativa.
O autor é jornalista, professor-titular da Universidade de Brasília, professor-visitante da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador do CNPq. Mineiro de Santa Bárbara, foi repórter, editor, produtor independente de vídeo, diretor e apresentador de programas de TV, secretário de comunicação do GDF, secretário nacional de cultura do Ministério da Cultura. Assessor do UNICEF e da Fundação Friedrich Ebert em programas de comunicação e desenvolvimento social. Fez mestrado e doutorado nos Estados Unidos e estágio de pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona.