Coletivo Kurima abre suas atividades do Mês da Consciência Negra na UFSC
A Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult), organizadora do Projeto Cafés Culturais, promove em parceria com o Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC -, a 3ª edição da série Café Ndimba, que será realizado no dia 1º de novembro (sexta-feira). Com música, performance, intervenções e roda de conversa, o evento conta com duas programações, e abordará questões sobre o tema “onde está a igualdade?”. Com este evento, o Coletivo Kurima abre suas atividades do Mês da Consciência Negra na UFSC.
A primeira atividade será no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), às 14h, na Sessão Baobá de Cinema, com a exibição do filme “Raça – Um Filme Sobre A Igualdade”. A partir das 17h30min as atividades continuam na praça da Cidadania, em frente ao Centro de Comunicação e Expressão, onde serão realizadas várias apresentações artísticas. O evento é gratuito e aberto ao público.
Programação:
Dia: 1º de Novembro (sexta)
14h: Exibição do Filme: RAÇA , Um Filme Sobre A Igualdade ( 104′, direção: Joel Zito Araujo e Megan Mylan)
15h45min – Roda de Conversa
17h15min – Cofee Break
17h30min – Arrastão Saravá (Performance) do CFH até Pça Cidadania(CCE)

O 3º Café Ndimba será realizado no dia 1º de novembro. Com este evento, o Coletivo Kurima abre suas atividades do Mês da Consciência Negra na UFSC
17h40min – Show com Samba 7, Mulheres Wambui e Convidados na Pça da Cidadania – CCE
18h40min – Encerramento
Participações Artísticas:
- Grupo Samba 7 (Sr. Toninho da Viola, Sr.Nilo, Macalé, Secão, Pelé, Sr. Binha)
- Mulheres Wambui (Graça Pereira, Lu Amaral, Regina Oliveira, Roberta Lira)
- Vozes de Zambi ( Ana Araújo , Graça Pereira, Kall, Leandro Batz, Regina Oliveira, Roberta Lira)
- Arrastão Saravá ( Amanda Fontanella, Betinho Chaves, Carol Serafim Dias, Gionanna, Rosa, Roberta Lira, Therry Motta e acadêmicos do curso de Artes Cênicas)
Saiba mais sobre o Café Ndimba:
O Café Ndimba, palavra do kimbundo que significa “Cantador” extraída do dialeto crioulo falado em quilombos de São João da Chapada /MG (de origens banto), local de pesquisas do Projeto Vozes de Zambi, apoiado pelo Coletivo Kurima, é um nome que agrega características importantes na história, proposta e atuações do coletivo. Nosso café cantador deseja que assim como o cantar é um prazer para muitos, em nossos encontros mensais, desfrutemos de mais momentos de arte, cultura e lazer numa sexta-feira digna de tal deleite. Com um tema de arte ou cultura negra a ser abordado e a apresentação da modalidade; teremos diálogos, movimentos, com roda musical e uma vela que definirá o tempo do encontro, que chegará ao final quando a vela acabar.
O coletivo inspirou-se em algumas das nuances, da bela manifestação cultural paulistana: “O Samba da Vela”, que propõe aos participantes preservarem a tradição do samba e tem a vela para cronometrar o tempo do encontro.
Com o Café Ndimba ampliamos um pouco a proposta, para a criação de um espaço de manifestação artístico cultural, experimentações, exposições de produções acadêmicas e populares; que preservem, valorizem, visibilizem a arte e cultura negra, motivando a sua manifestação prazerosa em espaços diferenciados informais, com mais interação dos participantes. Buscando mantê-la presente, fortalecendo e estimulando reflexões, trocas de saberes e conhecimentos no meio acadêmico e sociedade externa; aproximando-os mais da diversidade artístico cultural afrobrasileira, africana e das diásporas africanas.
Serviço:
O quê: Café Ndimba
Dia: 01.11.2013 (sexta)
Horário: 14h
Local do Filme: Hall e Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
Local do Show: Praça da Cidadania, UFSC – Campus Trindade – Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
Realização: Equipe de Produção Artístico Cultural do Coletivo Kurima e Vozes de Zambi
Parceria: Cine Paredão, COPPIR, UFSC
Promoção: Secult/UFSC
Patrocínio/Apoio: UFSC, BAOBÁ, IMPRENSA, CCE, CFH, NELOO
Mais informações:
– Fone: (48) 3721 2376 / 3721 8304