Especial ‘Auto da Conquista’ na TV UFSC

25/10/2013 17:27
Especial AutodaConquista na TV UFSC

Auto da Conquista

O tema central de o Auto da Conquista é a partida de alguns milhares de açorianos para povoar o litoral de Santa Catarina e se desenvolve em duas linhas. A primeira é uma reflexão sobre qual a maior demonstração de coragem: enfrentar incertezas e perigos na busca de conquistas ou participar da tentativa de superação das calamidades que afligem a sua gente. Para mostrar isso, dois violeiros em desafio e dois jograis, em contraponto, conduzem a narrativa. A outra direção é de natureza afetiva, envolvendo personagens que tiveram suas famílias e seus amores desunidos pela partida de uns e a permanência de outros.

A concepção da peça surgiu a partir de documentações sobre a emigração açoriana e os resquícios culturais deixados pelos nossos povoadores. Realizado pela Associação Estúdio Vozes, com a direção musical e regência de Carlos Lucas Besen, o espetáculo é de autoria do florianopolitano Osvaldo Ferreira de Melo, nascido em 1929, formado em Direito pela UFSC e falecido em 2011.

Apaixonado pela música, frequentou diversos cursos de Teoria Musical, Flauta Doce, Oboé e Violão. Foi pesquisador do Folclore Catarinense de Raízes Açorianas, integrante da Orquestra Sinfônica de Florianópolis e publicou dois álbuns com músicas de sua autoria. Osvaldo Ferreira de Melo escreveu a peça e as músicas do Auto da Conquista em 1996.

Roberto DAvila entrevista o ator Giancarlo Giannini

O italiano Giancarlo Giannini é o convidado de Roberto DAvila deste domingo, 26, às 22h. Considerado um dos maiores atores italianos, célebre por seus papéis em Mimi, o metalúrgico e Pasqualino sete belezas, Giancarlo Giannini também fez um dos principais papéis no dois últimos filmes da franquia James Bond.

Num bate-papo gravado em Roma, o entrevistado, que está lançando o seu primeiro filme como diretor, Eu procurei você em todos os obituários, revelou ser um profundo conhecedor da história do cinema e estar bastante comprometido com a arte do seu país.

Gianinni pergunta qual é a diferença entre um ator americano e um italiano. Fala sobre a Commedia dell Arte, que é algo típico italiano, e o teatro de máscaras. Lembra de gênios, como Eduardo De Filippo, que conseguiram transmitir bem esse espírito italiano de brincadeira, de fantasia, de máscaras. Para ele, não é que os americanos sejam piores, apenas não tiveram essa tradição… Os italianos, segundo ele, tiveram a sorte de ter uma tradição crítica e cultural que remonta a séculos atrás. Os americanos têm 200 anos de vida e uma ingenuidade infantil.

Giancarlo Giannini trabalhou com alguns dos mais importantes diretores de cinema do mundo, como Mario Monicelli, Lina Wertmüller, Luchino Visconti, Rainer Fassbinder, Ettore Scola, Ridley Scott e Woody Allen, e também é professor de interpretação no Centro Sperimentale di Cinematografia di Roma.

Campeonato Brasileiro da Série C

A TV UFSC transmite, ao vivo, a partida que define a primeira semifinal do Brasileirão Série C. No sábado, às 19h, Sampaio Corrêa (MA) e Macaé (RJ) se enfrentam no Moacyrzão. No jogo de ida das quartas de final, o time carioca perdeu fora de casa pelo placar de 5 a 3 e precisa vencer a partida deste sábado por dois gols de diferença para garantir o acesso para a Série B pela primeira vez em sua história.

No domingo, o Treze (PB) joga contra o Vila Nova (GO) fora de casa, no Serra Dourada. O time paraibano ganhou o primeiro jogo por 1 a 0 e precisa de apenas um empate para confirmar a sua vaga na segunda divisão do futebol brasileiro no próximo ano. As transmissões das duas partidas que definem quem avança às semifinais da Série C começam às 18h30.

Natália Porto/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC

 

Tags: Auto da ConquistapeçaTV UFSC