Cine Paredão exibe ‘Violeta se fue a los cielos’ nesta sexta

11/10/2013 10:16

O Cine Paredão inicia nesta sexta-feira, 11 de outubro, uma mostra de cinema Latino-Americano que pretende apresentar algumas facetas deste tão indecifrável e magnífico continente. Temos muito o que nos reconhecer nesses cenários latino-americanos. Primeiramente, a mostra abre com o filme “Violeta se fue a los cielos” (2011), de Andrés Wood, uma obra biográfica sobre a vida da artista chilena Violeta Parra. A exibição será às 19h, no Bosque do CFH.

O filme foi baseado no livro homônimo escrito por seu filho, também músico, Ángel Parra. Violeta foi uma dessas profetas do nosso continente, que anunciaram que a música popular, feita por camponeses, obreiros, mineiros, pescadores, indígenas e outros tantos sujeitos imprescindíveis do submundo do mundo, carregavam tal como semente de fogo um sentido inevitável de resistência. Artista, militante, louca, amante… Violeta, a primeira latino-americana a expôr um trabalho no Museu do Louvre, viajou por rincões do Chile coletando e resignificando a música e cultura popular e dando a partir dela propostas de transformação. Foi pioneira e autêntica em sua empreitada.

Se, como afirmou Eduardo Galeno, ao longo de seu intenso processo de colonização a América Latina não sofreu apenas a usurpação de sua matéria-prima, mas de sua própria memória, faz-se necessário reconhecer outras miradas sobre o continente a fins de interpretar, resignificar, transformar esta memória. Que sejam miradas audiovisuais…

Outras informações: facebook/Cine Paredão ou cineparedaoufsc@gmail.com.

Tags: “Violeta se fue a los cielos”cine paredãomostra latino-americanaUFSC