‘Escultura Negra’ com desconto de 50% na Feira da EdUFSC
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) está apresentando na sua 17ª Feira do Livro uma obra fundamental no campo da crítica de arte: Negerplastik (Escultura Negra), do alemão Carl Einstein, cuja obra, segundo Liliane Meffre, da Universidade de Bourgogne (França), “permanece mais atual do que nunca”. A obra integra a Coleção Visuais e é apoiada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC (PRPG).
Publicado pela primeira vez em 1915, Negerplastik revoluciona a visão sobre a arte africana e desperta nos europeus o interesse e a valorização do patrimônio artístico daquele continente. Na Feira, que acontece até o dia 12 de setembro no Centro de Convivência da Universidade, o clássico está acessível aos leitores. Com desconto de 50%, pode ser adquirido por R$ 30,00.
Carl Einstein elevou à condição definitiva de arte os objetos indecifráveis e indatáveis que os viajantes do Velho Continente “colecionavam” em suas excursões pela África subsaariana. O próprio autor mantinha uma pequena coleção que “vendeu” durante uma crise financeira.
O ensaio “bombástico” do crítico alemão, que fez história também na França e na Espanha, e mudou a ideia e o conceito de arte primitiva, é acompanhado de 111 esculturas (cabeças, postes funenários, bustos, máscaras, relicários, estatuetas, entre outras representações). Capa dura, miolo em papel de gramatura especial, o livro tem 302 páginas, com 220 exibindo figuras da arte africana. Com tradução de Inês de Araújo e Fernando Scheibe, Negerplastik é enriquecido pela apresentação da historiadora Liliane Meffre e por uma resenha do professor Roberto Conduru, da Universidade do Rio de Janeiro, inserida no livro como anexo. A orelha é assinada pelo professor da UFSC, Raul Antelo. E a capa tem a marca da designer Maria Lúcia Iaczinski, da equipe da EdUFSC.
Carl Einstein, que depois da publicação virou referência na área, lança uma reflexão aos leitores. “A incompreensão habitual do europeu pela arte africana está à altura da força estilística desta última: essa arte, entretanto, não representaria um caso notável de visão plástica”?
A arte negra, na opinião do autor, é, antes de tudo, determinada pela religião. “As obras esculpidas são veneradas tal como foram por todos os povos da Antiguidade. O executante realiza sua obra como se ela fosse a divindade ou seu guardião”, atesta Carl Einstein.
A lição da arte negra, ao contrário da europeia, por razões formais e também religiosas, só tem uma interpretação possível. “Ela nada significa e não é um símbolo; ela é o deus que conserva sua realidade mítica fechada, na qual ele inclui o adorador, transformando-o também em ser mítico e abolindo sua existência humana”. Enfim, “a obra de arte europeia tornou-se justamente a metáfora do efeito, que incita o espectador à indolente liberdade. A obra de arte negra religiosa é categórica e possui essência penetrante que exclui toda limitação”. A escultura negra, conclui Carl Einstein, representa clara fixação pela visão plástica pura. Eis, a “lição da arte negra”…
O professor Roberto Conduru faz a defesa da publicação e da difusão do pensamento de Carl Einstein em português, enfatizando que ele produziu “textos ora classificados como crítica, ora como História, e também poemas, romance, peça teatral e roteiro cinematográfico”. Destaca ainda o seu trabalho como jornalista, editor e tradutor.
Carl Einstein articula crítica, história e teoria da arte em suas reflexões. Pois, frisa Conduru, “Negerplastik é um livro de teoria da arte, especialmente da teoria da escultura, assim como é o problema da forma nas artes plásticas”. O autor defende a indissociabilidade entre arte, crítica e história.
Marco nos estudos de arte da África, o livro difundiu novos valores e conceitos. Com a colaboração de etnólogos e historiadores, defendida e adotada pelo próprio autor, Negerplastik ficou mais acessível e palatável para leigos e iniciados. Embora sucesso de crítica, a primeira edição foi pouco compreendida.
Roberto Conduru, elogiando a iniciativa da EdUFSC, garante que a obra é oportuna e de grande interesse para a sociedade brasileira. “O entrelaçamento das reflexões artísticas com a ação política de Einstein pode encontrar ressonâncias no Brasil”. Negerplastik, sublinha, “pode ajudar a tornar mais complexo e nítido o fraco debate existente no Brasil sobre a questão da forma na arte, contra a qual vigora um sentimento difuso, pouco refletido e monótono, porém potente”.
Adverte, finalmente, que a opção da EdUFSC também deve “contribuir para os estudos de certas manifestações e obras da cultura brasileira, assim como das relações com a África no Brasil, onde perdura um mal contido desinteresse e, muitas vezes, um verdadeiro horror pelo que é africano e afrodescendente”.
Carl Einstein é um ícone da cultura universal. Daí a EdUFSC não frustrar os leitores brasileiros. Planeja, por isso, editar outro clássico do intelectual alemão: Die Kunst des 20 (A Arte do Século XX), publicado originalmente em 1926 e considerado como um dos primeiros livros de história da arte moderna.
Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
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