Acompanhe especial da TV UFSC sobre grandes indústrias do século XX
Nas últimas duas décadas do século XX, foram localizados alguns longas metragens que não tinham registro em nenhum levantamento filmográfico da produção brasileira. Eram vídeos sobre indústrias e companhias feitos para exibição fora dos circuitos comercias normais e, entre eles, estavam as imagens que fazem parte do documentário “Companhia Docas de Santos”. O filme mostra o gigantismo das instalações, dos guindastes, dos galpões e dos próprios navios transatlânticos, que eram de propriedade de Cândido Gafrée e Eduardo Guinle. Gravado entre 1926 e 1929, o terceiro filme da série “Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro” vai ao ar no sábado, às 14h.
E no domingo temos um especial sobre Madre Cristina, personalidade que cresceu entre discussões políticas e o aprendizado cristão. Célia Sodré Dória, seu nome de registro, foi uma religiosa católica brasileira, cônega da congregação de Santo Agostinho. Nascida em São Paulo em 1916, foi também educadora, psicóloga, fundadora e diretora do Instituto Sedes Sapientae (em latim, sede de sabedoria). Teve participação ativa na resistência ao regime militar, na campanha da anistia política e na organização de movimentos sociais. Para acompanhar este episódio da série “Realidade Brasileira”, assista ao canal da TV UFSC às 21h.
TV UFSC com a transmissão da série C e Paulinho Moska
Foi somente na 12ª rodada, mas caiu a invencibilidade do Guarani. O clube foi derrotado pelo Caxias no último sábado (31), por 1 a 0. Com a derrota, o Guarani também perdeu a liderança do Grupo B. O time está em terceiro lugar na tabela com 21 pontos. Neste sábado, o Guarani joga na casa do time paulista Barueri às 18h30. O Fortaleza saiu da liderança e segue no terceiro lugar do grupo A, com 23 pontos. E quem joga com o Tricolor do Pici é o Santa Cruz. Os times vão se enfrentar pela 13ª rodada no estádio Alcides Santos, no Ceará, às 18h30.
Paulo Corrêa de Araujo, popularmente conhecido como Paulinho Moska, é cantor, compositor, músico, ator e apresentador de televisão e rádio brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Ele é o convidado da edição desta segunda-feira, 9, do UFSC Entrevista, pois esteve em Florianópolis no último dia 29 de agosto apresentando as músicas do seu mais recente trabalho “Muito – `Pouco”. Na conversa, Paulinho Moska fala sobre sua carreira como compositor, suas parcerias com cantores nacionais e internacionais, além de refletir sobre o cenário musical atual do Brasil.
Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.
Dayane Ros/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC