“Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo” é tema de abertura do 31º Seurs

06/08/2013 15:05

A reitora Roselane Neckel presidiu a sessão solene de abertura do 31º Seurs

A abertura do 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) ocorreu no dia 4 de agosto (domingo) no Auditório do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e contou com a presença de autoridades e representantes do movimento Pró-Extensão Universitária. A organização do evento conta com a presença de aproximadamente 1.100 participantes inscritos de 23 instituições de ensino superior público da Região Sul.

“Que as ondas do mar que cerca Florianópolis tragam aos extensionistas as ondas das mudanças”, disse a coordenadora da Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras (Forproex), Gisele Alves de Sá Quimelli. Também ressaltou a necessidade de inserir e discutir um processo de avaliação dos projetos de extensão que são desenvolvidos pela academia.

A presidente do Forproex, professora Sandra Fátima Batista de Deus, abordou a “questão de vigilância”, as necessidades de ampliação de recursos para a extensão universitária e a integração das atividades de extensão ao currículo das instituições destinando carga horária obrigatória para a formação. “Não se faz ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem extensão, nem extensão sem ensino”, afirmou.

Apresentações artísticas do Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco deram as boas-vindas aos seminaristas e ressaltaram em seus discursos a importância do “tripé” de formação: ensino, pesquisa e extensão. A reitora falou que as atividades de extensão permitem “a interação mais ampla e mais efetiva com o povo brasileiro, o que reassume o compromisso das instituições públicas de ensino superior com a sociedade”. Sobre o tema do evento, retomou a metáfora sobre o mar e disse que “saúde, esporte e energia serão os desafios dos próximos anos para o Brasil”.

O pró-reitor de Extensão, Edison da Rosa, apresentou as estatísticas do evento e o cronograma das atividades. Durante segunda e terça-feira são esperadas 297 apresentações orais de projetos de extensão, 49 oficinas, 17 minicursos e seis apresentações culturais, que serão realizadas nas salas dos pisos superiores do Centro de Cultura e Eventos e no Bloco B do Centro Tecnológico (CTC). As oficinas serão junto a escolas públicas localizadas no entorno da Universidade.

O jantar de confraternização será nesta terça-feira, 6 de agosto, na Associação Catarinense de Medicina (ACM) e contará com o show da Banda Iriê. Na manhã desta quarta-feira, 7 de agosto, está programada a cerimônia de encerramento e a entrega das premiações aos trabalhos.

Professor Markus Vinícius Nahas ministrou a palestra “Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo”

Para dar início ao 31º Seurs, o professor Markus Vinícius Nahas proferiu a palestra “Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo”.  O professor abordou a ideia de “liderança pelo exemplo” e de que “nossas propostas e falas devem ser coerentes às nossas ações e atitudes”. Também ressaltou a importância da Extensão Universitária afirmando que este “é o elo que permite a sociedade encontrar uma forma com baixo custo ou custo nenhum para receber informação, saúde e cultura”.

Fonte: site da Proex.

Tags: 31º SeursUFSC