Projeto de pesquisa ERICA chegou a Santa Catarina
O projeto de pesquisa ERICA (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes) é um estudo multicêntrico de base nacional, financiado pelo Ministério da Saúde, coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), envolvendo equipes de pesquisadores em todos os estados do país.
Em Santa Catarina foram selecionadas 38 escolas distribuídas em 7 municípios (Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville). Os anos escolares contemplados pela amostra incluem o 7º, 8º e 9º do ensino fundamental e 1º, 2º, 3º do ensino médio, sendo avaliadas três turmas por escola.
O objetivo do ERICA é conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Para isso serão avaliadas as condições de saúde de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes – incluindo todas as capitais. A pesquisa acontecerá nas escolas e irá avaliar a alimentação, o peso, a altura, a circunferência da cintura, a pressão arterial, a glicemia, os níveis de colesterol e o estilo de vida dessa população. Será uma grande fotografia da saúde e nutrição dos adolescentes brasileiros.
O ERICA SC é coordenado pelos professores Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos e Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade do Departamento de Nutrição da UFSC. Atuarão no Estado três equipes compostas por um supervisor de escola, responsável pelo contato com as escolas e sensibilização dos alunos, um supervisor de campo, responsável pelo acompanhamento da coleta de dados no campo, e 5 examinadores, responsáveis pela coleta de dados.
As atividades da equipe ERICA SC estão a pleno vapor: entre os dias 13 a 18 de julho de 2013 ocorrerá o treinamento e a seleção – coordenados pelo IBOPE – dos pesquisadores que realizarão a coleta de dados e, ainda neste mês, no dia 22 de julho será realizado seminário de sensibilização direcionado aos diretores das escolas e gestores municipais e estaduais envolvidos para detalhamento da pesquisa. O início da coleta de dados está previsto para 12 de agosto e se estenderá pelos meses de agosto, setembro e outubro.
Os resultados obtidos pelo ERICA poderão ajudar a reorientar as políticas públicas de educação, saúde e nutrição voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. Além de apresentar um panorama do estado atual da saúde e nutrição dos nossos jovens, permitirão, ainda, definir padrões nacionais para algumas características físicas na população de 12 a 17 anos, o que será importante para diversos outros estudos no futuro. Além disso, em contrapartida, as escolas que participarem da pesquisa receberão os resultados consolidados das turmas avaliadas e cada escolar avaliado receberá os resultados de seus exames individualmente.
Para maiores informações visite a homepage da pesquisa: www.erica.ufrj.br
Para informações em Santa Catarina:
professor Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos
Coordenador Estadual do ERICA
Telefone: (48) 37219784 e 3226-5119.
E-mail: projetoericasc@gmail.com ou f.vasconcelos@ufsc.br.