Equipe da UFSC conquista pentacampeonato no Desafio Solar Brasil

31/07/2013 08:40

Monocasco Guarapuvu. Foto: Flávio Crispim

Depois de quatro dias de competição, a equipe Vento Sul foi a grande campeã do Desafio Solar Brasil, maior campeonato nacional da categoria, realizado na orla Bardot, em Búzios. No domingo, 28 de julho, último dia de competição, foram disputadas as provas de sprint e slalon, nas quais tanto o monocasco Guarapuvu, quanto o catamarã Vento Sul foram vencedores – conquistando o pentacampeonato. Além disso, a Vento Sul recebeu o troféu Fernando Amorim por ter seu projeto escolhido como o melhor do campeonato.

Formada em 2009, a Vento Sul é composta, hoje, por 20 alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como Engenharia, Ciência da Computação, e Jornalismo.

Catamarã Vento Sul. Foto: Gabriela Damaceno

O Desafio Solar Brasil é inspirado no Frisian Solar Challenge – competição realizada a cada dois anos na Holanda, tido como o principal evento europeu para embarcações solares, durante o qual os participantes percorrem 220 quilômetros de canais nas 11 cidades da região de Frísia, no norte do país. O evento é um estímulo ao desenvolvimento da pesquisa de fontes alternativas de energia para embarcações, além de incentivar a troca de informações entre os alunos das universidades participantes. Neste ano, participaram 13 equipes, vindas dos Estados do Ceará, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

 Gabriela Damaceno/ estudante de Jornalismo UFSC
(48) 9662-9214 ou gabrieladamacenoportfolio.wordpress.com
Foto da equipe: Gabriela Damaceno

Tags: Desafio Solar Brasil 2013equipe vento sulmonocasco Guarapuvupentacampeonatotroféu Fernando Amorim