“Cobertura da mídia nos protestos do Brasil” é pauta da Rádio Ponto UFSC nesta terça
A quarta e última edição, neste semestre, do programa “Jornalismo em Debate” discute a mídia e os protestos que sacudiram o Brasil no último mês. O programa vai ao ar, ao vivo, nesta terça-feira, 16 de julho, a partir das 16h, pela Rádio Ponto UFSC – www.radio.ufsc.br. Também está disponível no site para acesso a qualquer momento e é retransmitido pela Rádio Joinville Cultural FM.
O programa é transmitido pela Rádio Ponto UFSC e em rede pela Rádio Joinville Cultural 105.1 FM, emissora pública deste município do norte catarinense. Os ouvintes podem interagir enviando perguntas e questionamentos para o e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.
O mês de junho foi marcado pelas manifestações que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas em aproximadamente 350 cidades brasileiras. Por isso, o “Jornalismo em Debate” coloca em pauta a reflexão sobre como os protestos foram informados e tratados nos meios de comunicação nacionais. A mídia conseguiu informar ao público com responsabilidade, pluralidade e respeitando os princípios das liberdades de imprensa e expressão? Por que a imprensa foi hostilizada nas ruas, tanto pelas forças policiais quanto pelos manifestantes? As agressões tinham como alvo mesmo os jornalistas ou as empresas de comunicação? Que lições o Jornalismo, seus profissionais e as mídias devem tirar do “junho de 2013”?
Para discutir estas e outras questões relativas ao tema, estarão no estúdio da Rádio Ponto o coordenador de Jornalismo e Esporte da Rádio CBN Diário de Florianópolis Carlos Alberto Ferreira, o diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e de sindicalização e registro do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Sérgio Murillo de Andrade, o repórter do Jornal Notícias do Dia, Maurício Frighetto, e os professores do Curso de Jornalismo da UFSC Antônio Brasil e Samuel Lima. A produção do programa está em contato e aguardando confirmação de outros convidados especialistas no tema.
Neste semestre, o “Jornalismo em Debate” passou a ser transmitido mensalmente, produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, e orientados pela professora Valci Zuculoto. O programa, mediado pelo professor Áureo Moraes, integra a Cátedra Fenaj/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC).
Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como corrupção no futebol, crise econômica mundial, coberturas sobre educação, de tragédias como a do Realengo, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, a cobertura esportiva como jornalismo ou entretenimento, entre outros assuntos que estão na pauta diária da imprensa. No site da Rádio Ponto (www.radio.ufsc.br) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”.
Sobre os debatedores:
Antônio Brasil – É professor do curso de Jornalismo da UFSC. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, já foi correspondente em Londres pela TV Globo. Também foi o criador dos projetos Telejornal e TV UERJ Online e ganhou o prêmio Luiz Beltrão para Grupo Inovador em 2002 pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). É líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTELE).
Carlos Alberto Ferreira – Jornalista profissional formado em economia pela UFSC e pós-graduado em gestão de pessoas na mesma universidade. Tem 36 anos de carreira na área de comunicação. Trabalhou nos Diários Associados de Assis Chateaubriand, Jornal de Santa Catarina, Jornal A Notícia, correspondente em Florianópolis da Revista Placar, na diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina, Assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e da antiga Secretaria de Habitação, hoje Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Também atuou como editor-executivo no Jornal O Estado e foi chefe de reportagem na RBS TV. Atualmente é coordenador de Jornalismo e Esporte da Rádio CBN Diário.
Samuel Lima – Graduado em Jornalismo pela UFSC, é mestre e doutor em Engenharia de Produção pela mesma universidade e, atualmente, professor da Universidade de Brasília (UnB). Hoje, atua como professor visitante do Curso de Jornalismo da UFSC e pesquisador do Observatório de Ética Jornalística (objETHOS). Foi docente e coordenador do Curso de Jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville (SC). É co-autor do livro Perfil do Jornalista Brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico, lançado neste ano.
Maurício Frighetto – Jornalista formado pela UFSC. Já foi repórter do Diário Catarinense e atualmente trabalha no Jornal Notícias do Dia. Cobriu a revolta da catraca de 2004 em Florianópolis, pelo jornal Zero, do curso de Jornalismo da UFSC.
Sérgio Murillo de Andrade – Jornalista formado pela UFSC em 1984. Atual diretor de Relações Institucionais da Fenaj e de sindicalização e registro profissional do Sindicato de Santa Catarina (SJSC). Já foi presidente, por duas gestões, do mesmo SJSC e também da Fenaj. Trabalhou no Diário Catarinense e Gazeta Mercantil, foi correspondente do Diário do Sul e atuou como freelancer de diversas publicações nacionais. Coordenou a comunicação de campanhas eleitorais em Santa Catarina. Foi assessor de imprensa no serviço público e empresarial e professor de jornalismo. Atualmente é assessor de vereador na Câmara Municipal de Florianópolis e editor da Quorum Comunicação.
Mateus Boaventura / Estudante de Jornalismo da UFSC