Cineasta Zeca Pires no ‘UFSC Entrevista’
Nesta segunda-feira, 29 de julho, às 20h, o “UFSC Entrevista” traz o cineasta catarinense Zeca Pires, filho do poeta e educador Aníbal Nunes Pires, formado em Administração e Jornalismo, com mestrado em História pela UFSC, realizador de vários documentários e curtas-metragens de ficção, sempre retratando aspectos da cultura de Santa Catarina, em especial dos habitantes da Ilha de Florianópolis. Zeca foi um dos criadores da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema, além do Curso de Cinema e Vídeo da Unisul. De 1996 a 2000 foi diretor do Departamento Artístico e Cultural (DAC) da UFSC.
Produziu os curtas de seu conterrâneo Penna Filho Naturezas Mortas (1995) e Victor Meirelles – “Quadros da História” (1996). Foi assistente de direção de Cacá Diegues em “Um Trem para as Estrelas” (1988) e de Sylvio Back em Cruz e Sousa – “O Poeta do Desterro” (1999), e também em “Contestado, restos mortais” (2008).
Dirigiu seu primeiro longa-metragem (o segundo da história de Santa Catarina) em 2004, em parceria com José Frazão. Em 2006, rodou seu primeiro longa solo, “A Antropóloga” , a história de uma antropóloga açoriana que atravessa o Atlântico para descobrir os costumes e os mistérios da cultura ilhéu catarinense.
Tem dois livros publicados: “O Cinema em Santa Catarina”, em coautoria com Norberto Depizzolatti (editora da UFSC, 1987); e “Cinema e História: José Julianelli e Alfredo Baumgarten”, pioneiros do cinema catarinense (Edifurb, Blumenau, 2000). É ainda organizador de Aníbal Nunes Pires, educação e literatura, biografia de seu pai publicada pela Editora da UFSC em 2006.
Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos siteswww.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.