Alesc homenageia o antropólogo Egon Schaden nesta quinta

04/07/2013 14:17

Egon Schaden. Foto: Acervo pessoal

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizará Sessão Especial em homenagem ao centenário de nascimento do antropólogo catarinense Egon Schaden. A Sessão acontecerá exatamente no dia do centenário, em 4 de julho de 2013, às 19 horas, e contará com a presença do filho mais velho do antropólogo, o também professor Reimar Schaden. A apresentação do antropólogo Egon Schaden será realizada pelo professor Pedro Martins, antropólogo e professor da Udesc, que desenvolve pesquisa relativa à vida e obra do homenageado.

Em sua homenagem à cidade de São Bonifácio acolherá também, nos dias 25 e 26 de julho, o Seminário Cem Anos de Egon Schaden. O Seminário ocorrerá sob os auspícios da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) sendo organizado pela prefeitura do município em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, Museu de Arqueologia e Etnologia /UFSC, Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/UFSC.

Egon Francisco Willibald Schaden nasceu em 4 de julho de 1913 na cidade de São Bonifácio, fundada no início do século XX por imigrantes alemães e localizada nas encostas da Serra Geral, Região da Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Filho mais velho do imigrante alemão Francisco Schaden, Egon realizou sua escolarização inicial em São Bonifácio tendo o próprio pai como professor. Continuou seus estudos no Colégio Catarinense, em Florianópolis, antes de migrar para São Paulo onde realizou sua formação universitária e tornou-se professor da Universidade de São Paulo. Pela sua projeção internacional, Egon é normalmente confundido com os alemães que atuaram decisivamente na consolidação da universidade no Brasil, especialmente no campo da Sociologia e da Antropologia, como Herbert Baldus, Curt Nimuendaju e Emílio Willems – de quem foi aluno e colaborador. Egon Schaden é, provavelmente, o único antropólogo brasileiro de renome nacional com origem rural – tanto do ponto de vista geográfico quanto do ponto de vista de classe.

Informações e contatos:

Tânia Welter – taniawelter@yahoo.com.br / (49) 9961-7777.

Site: http://egonschaden.wordpress.com/.

Fanpage: http://www.facebook.com/pages/Semin%C3%A1rio-Cem-Anos-de-Egon-Schaden-25-e-26-julho-2013/416676511751965.

Vídeo-entrevista com Egon Schaden: http://www.youtube.com/watch?v=sqQh2ZGB4Lc&feature=youtu.be.

Tags: antropólogo Egon SchadenLicenciatura Intercultural IndígenaMuseu de Arqueologia e EtnologiaSeminário de 100 anosUFSC