TV UFSC mostra a vida de um dos maiores tenistas de mesa brasileiros

21/06/2013 15:40

Memórias do Esporte Olímpico conta a história do tenista Cláudio Kano

O último episódio da série “Memórias do Esporte Olímpico”, que a TV UFSC exibe neste domingo, vai falar sobre Cláudio Kano, um dos melhores jogadores de tênis de mesa da história do país. Kano não chegou a ser um medalhista olímpico, mas sua carreira, desconhecida para a maioria dos brasileiros, revela o perfil de um verdadeiro ídolo. Ele começou a praticar o tênis de mesa com apenas 9 anos de idade, sendo cinco vezes campeão brasileiro, quatro vezes campeão sul-americano, seis vezes campeão latino-americano e ganhou 12 medalhas pan-americanas. Além disso, Cláudio participou de duas olimpíadas, Seul (1988) e Barcelona (1992), e encerraria sua carreira em Atlanta. Ele havia passado 3 meses no Japão, treinando intensamente e emagrecera 9 quilos, atingindo o auge de sua forma física. No entanto, um dia antes de embarcar, Kano sofreu um acidente de moto e acabou falecendo em 1996. Conheça mais sobre esse atleta no domingo às 21h.

 

Curta-metragem “Roda dos Expostos”, de Maria Emília de Azevedo. estreia domingo às 21h30min

Às 21h30 acompanhe o curta-metragem “Roda dos Expostos”, da cineasta Maria Emília de Azevedo. O título do filme faz referência a um antigo mecanismo usado para o abandono de crianças recém-nascidas. Feito de madeira, era geralmente um cilindro oco que girava em torno de seu próprio eixo e tinha uma portinha voltada para a rua. Sem ser identificada, a mãe deixava seu bebê e rodava o cilindro 180 graus, o que fazia a porta ficar voltada para o interior do prédio, onde alguém recolhia a criança rejeitada. Na história, o protagonista Hector foi rejeitado pela mãe e volta todas as noites ao local onde foi abandonado na esperança de encontrá-la novamente.

Jackson sonhava com o sucesso, saiu de Criciúma, foi para Florianópolis e virou professor de música. Fagner sonhava com o sucesso, saiu de Fortaleza, foi para o Rio de Janeiro e vendeu 20 milhões de discos. Histórias e sonhos parecidos acabam em lugares diferentes. A partir da vida musical de Jackson Cardoso, o documentário “Obstinado” fala sobre os diferentes tipos de sucesso, a indústria fonográfica, e sua influência na carreira de um artista. Com

Documentário “Obstinado” fala sobre diferentes trajetórias artísticas

depoimentos de Zeca Camargo, Ricardo Cravo Albin, Marco Mazzola e Arthur Dapieve, o filme foi produzido em 2011 como Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Michel Siqueira. Para saber sobre a trajetória musical desses dois artistas, assista a estreia no sábado, às 20h.

Antes do final de semana também temos programas de estreia. Na sexta-feira, podemos ver duas edições do Canal Memória a partir da 13h20. No primeiro episódio vamos saber mais sobre a história da Universidade Federal de Santa Catarina com Aluízio Blasi, que participou da fundação e assumiu o cargo de Primeiro Secretário Geral da UFSC. No segundo conhecemos José Poli, um cineasta de Nova Trento que realizou, em 1950, o primeiro filme de ficção de Santa Catarina, “Gracia Ricevuta” (Graça Recebida). O episódio resgata a trajetória do cineasta neotrentino, com gravações feitas no Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, onde a película de Poli foi filmada.

Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos siteswww.tv.ufsc.br/grade.html ewww.tvbrasil.ebc.com.br.

Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc. Um dos últimos destaques é a cobertura das manifestações em Florianópolis na quinta-feira, 20 de junho:


Veja também um trecho do Canal Memória com Aluízio Blasi:


Dayane Ros/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC.

Tags: memóriasMEOBTV UFSC