Professora do Colégio de Aplicação é homenageada no 8º Prêmio Orgulho Autista

20/06/2013 12:52

Professora Adriana da Costa (à dir.) recebeu o VIII Prêmio Orgulho Autista 2012/1013 de professora destaque, na Rádio Nacional, em Brasília. Foto: Divulgação

A professora do Colégio de Aplicação (UFSC), Adriana da Costa, recebeu na última segunda-feira, dia 17 de junho, o VIII Prêmio Orgulho Autista 2012/1013 de professora destaque, nos estúdios da Rádio Nacional, em Brasília. O prêmio homenageia, desde 2005, os profissionais ou entidades que colaboram para a melhoria da qualidade de vida de pessoas autistas e suas famílias. A celebração ocorreu na véspera do Dia do Orgulho Autista, com transmissão ao vivo para todo o território nacional.

Adriana leciona na 1ª série e foi inscrita no prêmio por Gilberto Sebrão Junior, representante regional do Movimento Orgulho Autista do Brasil em Florianópolis e pai da aluna Luiza Sebrão, portadora de autismo. Na premiação, a professora foi descrita como uma pesquisadora incansável, que “consegue enxergar muito além das limitações dos seus alunos (autistas ou não) e faz com que adquiram além de conhecimento, o gosto pelo aprender”.

Escolhida em votação realizada pelos membros do Conselho Brasileiro do Prêmio Orgulho Autista, Adriana foi uma das 15 pessoas agraciadas em território nacional. “Fico muito feliz com essa premiação, mas consciente das limitações presentes no nosso cotidiano escolar”, diz Adriana.

Pai de Luiza Sebrão, Gilberto Sebrão Junior, fez a inscrição da professora Adriana Costa no prêmio. Foto: Acervo pessoal.

Para Gilberto Sebrão Junior, a grande questão do ensino para crianças autistas é o uso de outras formas mais apropriadas para a aprendizagem. “Eles são muito mais visuais, têm dificuldade com mudança de rotina e têm particularidades específicas de cada indivíduo, como esteriotipias e manias”, explica. Para isso, usam-se técnicas específicas de ensino, como a Análise Comportamental Aplicada (ABA) e o Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (TEACCH). “A professora Adriana vai além, ela utiliza nas suas aulas a adaptação formulada para o aluno especial, para os demais alunos também aprenderem utilizando tais ferramentas, sem prejuízo ao conteúdo”, conta Gilberto.

Beatriz Nedel Mendes de Aguiar / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC
beatriznedel@gmail.com

Tags: Adriana da CostaUFSCVIII Prêmio Orgulho Autista 2012/1013