Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC paralisa atividades nesta quarta-feira

Professores e funcionários do NDI participaram de uma passeata até a Reitoria nesta quarta-feira (5/6). Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC, responsável pelo atendimento de mais de 200 crianças – filhos de alunos, servidores e da comunidade – paralisou suas atividades nesta quarta-feira, 5 de junho, para reivindicar a reposição do quadro funcional e melhorias nas condições de trabalho. Na parte da manhã houve uma reunião na Reitoria com professores, funcionários, representantes dos pais, direção do Núcleo e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Na pauta de reivindicações está a redução de carga horária dos professores, que atualmente é de 24 horas/aula semanais, melhorias nas condições de trabalho nos aspectos de ensino, pesquisa e extensão, e a regulamentação do Banco de Equivalência Docente, que asseguraria a contratação de um novo professor efetivo para cada aposentadoria. Com isso, as vagas de substitutos garantiriam o afastamento dos profissionais por motivos de saúde e para formação.
Devido à falta de professores, o NDI suspendeu as atividades do Grupo 1 matutino, parcialmente do Grupo 2B, o qual terá atividades apenas às segundas, terças e quintas-feiras, e eventual paralisação de outros grupos de alunos, nos casos de impossibilidade da substituição do profissional afastado ou aposentado.
Manifestação da Prograd sobre a paralisação do NDI.
Informações: (48) 3721-9432 / 3721-2787 ou ndi.ufsc.br.
Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo na Agecom/UFSC
fernandarvcosta@gmail.com