Editora-chefe do Bom Dia Santa Catarina conversa com alunos da Cátedra RBS

14/06/2013 11:34

Adriana Krauss conversou com estudantes do curso de Jornalismo. Foto: Cárlida Emerin

A apresentadora e editora-chefe do Bom Dia Santa Catarina Adriana Krauss esteve na última quinta-feira, 13 de junho, no curso de Jornalismo, onde conversou com os alunos da Cátedra UFSC-RBS sobre sua carreira e a convergência da televisão e da internet.

Aos 19 anos, Adriana iniciou na TVBV de Blumenau, cidade em que nasceu, e ingressou no curso de Letras Português-Inglês. Há 11 anos está na RBS TV, onde foi repórter na sua região antes de se mudar para Florianópolis em 2004. Ela se formou em Jornalismo e trabalhava como repórter da editoria de geral até o ano passado, quando foi convidada a assumir o comando do Bom Dia – o único telejornal inteiramente estadual da emissora.

Ao longo da sua carreira na RBS TV, ela destaca o período das enchentes de 2008 no Vale do Itajaí como o de maior responsabilidade. Durante duas semanas, ficou à disposição da Rede Globo, com matérias e entradas ao vivo nos principais jornais, como o Jornal Nacional. “Foi um momento de muito aprendizado e, ao mesmo tempo, uma avalanche de coisas ruins acontecendo a nossa volta, inclusive o fato de minha família estar no meio de tudo aquilo”, avalia.

Como editora-chefe do Bom Dia, ela procura sempre a inovação com a estreia de quadros pensados na convergência entre o telejornalismo e a internet. Um exemplo são matérias que vão ao ar na televisão, mas que continuam na internet. Para Adriana, atualmente o jornalismo colaborativo é fundamental, pois promove o diálogo com o público e traz melhores resultados para a audiência.

Apaixonada pela reportagem, ela lembra que foi uma semana de muita pressão sobre si mesma quando teve de decidir se aceitava ou não o desafio de assumir o Bom Dia. Há um ano acordando às 3h30min da manhã de segunda a sexta-feira, Adriana conta que sempre lhe perguntam se é melhor ser repórter ou apresentadora. E a resposta é sempre a mesma: “gente, é permitido gostar de duas coisas ao mesmo tempo”.

João Schmitz / Estudante de Jornalismo / UFSC
joaaoschmitz@gmail.com

Fotos: Cárlida Emerin

Tags: Disciplina Cátedra UFSC RBSUFSC