Congresso internacional debate a compreensão do comportamento para melhorar a vida
O Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está sediando, entre os dias 2 e 6 de junho, no Costão do Santinho, o 47º Congresso da Sociedade Internacional de Etologia Aplicada (ISAE – International Society for Applied Ethology), com o tema “Etologia Aplicada: a compreensão do comportamento para melhorar a vida”.
Os congressos da ISAE têm como missão promover um fórum de apresentações e discussões sobre os avanços da Etologia Aplicada, além de propor inovações através dos congressos anuais.

Os congressos da ISAE visam promover um fórum de apresentações e discussões sobre os avanços da Etologia Aplicada. Foto: Divulgação
A abertura do evento contou com a importante presença da reitora da UFSC, Roseana Neckel, entre outras autoridades, e o professor Paulo S. Oliveira, do Instituto de Biologia da Unicamp/SP, que proferiu a palestra anual de abertura – David Wood-Gush Memorial Lecture. O congresso abrange um público de 140 participantes provenientes de 28 países e 177 trabalhos científicos.
A coordenação do evento está a cargo dos professores Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho e Maria José Hötzel do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural (CCA/UFSC).
O Congresso tem caráter científico e tem como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e de iniciação científica interessados na Etologia Aplicada, embora esteja também aberto à participação de profissionais liberais, indústrias, organizações governamentais e não governamentais. O Congresso consiste da apresentação de trabalhos originais de pesquisa, palestras escolhidas pelo comitê científico e workshops. A língua oficial do Congresso é o inglês.
Mais informações e a programação nos endereços www.leta.ufsc.br e http://isae2013.ufsc.br/.