Experiência de Portugal é tema no segundo dia do Simpósio de Educação a Distância

Eadsimp 2013 já reuniu cerca de 500 participantes. O evento continua nesta quinta-feira (23/5) no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC
O segundo e último dia do Simpósio de Educação a Distância (EaDSimp 2013) ocorre nesta quinta-feira, 23 de maio, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A palestra “A EaD nas instituições superiores tradicionais de ensino: experiência de Portugal”, ministrada pelo professor Fernando Albuquerque Costa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, está agendada para as 14 horas.
O EaDSimp é uma parceria da Universidade com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-SC) e essa primeira edição já reuniu cerca de 500 pessoas.
A programação desta quinta-feira começou às 8h30, com a palestra “Panorama da Institucionalização da EaD nas instituições públicas de ensino superior”, ministrada pelo professor Klaus Schlunzen Junior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Às 10h20min, o público acompanhou a mesa redonda “Socialização de experiências na gestão de cursos”, mediada pela professora Joana Stelzer, do Curso de administração da UFSC. O debate contou com a presença de Ana Kaciara Wildner, da coordenação do Curso de Especialização em Educação para a Diversidade do IF-SC, de Felipe Soares, professor do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do IF-SC, de Rogério da Silva Nunes, professor do Curso de Administração da UFSC, e Sandra Quarezemin, professora do Curso de Letras-Português da UFSC.
O tema do EaDSimp 2013 é a institucionalização da educação a distância nas instituições públicas de ensino superior. Com esse objetivo, o Ministério da Educação lançou, em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), hoje coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa expandir a oferta de ensino superior público e gratuito no Brasil. A UFSC está credenciada à UAB desde 2006 e oferece, atualmente, 18 cursos de graduação e especialização a distância. No total, 93 instituições públicas fazem parte da rede.
Sobre a próxima edição do simpósio, a coordenadora da UAB na UFSC, Sonia Maria Silva Corrêa de Souza Cruz, adiantou que o evento será realizado em conjunto com o Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância 2014 (Esud) e que a coordenação pretende realizá-lo novamente na Universidade.
Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fe.struecker@gmail.com
“Universidade Já” no EaDSimp 2013: