DCE inaugura nova sede, memorial estudantil e batiza Centro de Convivência

O Memorial do Movimento Estudantil e o batismo do prédio do Centro de Convivência foram os destaques na inauguração da nova sede do DCE.
Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
O Diretório Central de Estudantes – Luís Travassos – Gestão Voz Ativa inaugurou a nova sede, na noite de quinta-feira, 11 de abril. No mesmo evento também foi descerrado o Memorial do Movimento Estudantil e realizado o batismo do prédio do Centro de Convivência que passou a se chamar Adolfo Luís Dias (1954-1999), homenagem ao primeiro presidente eleito, em 1979, após a reorganização do DCE.
Recuperação do acervo documental
Igor de Barros Ferreira Dias falou pela Gestão Voz Ativa que encerrou seu mandato nesta noite. Ao som de Victor Jara e depois de Roda Viva, de Chico Buarque, foi apresentado um vídeo com o trabalho de redução de danos, por meio de higienização, organização e digitalização do acervo documental do DCE, que estava mal armazenado e em péssimas condições de conservação.
Movimento estudantil inspiração para a luta
A reitora Roselane Neckel, que tinha a seguir que comparecer à formatura do Curso de Geografia, falou sobre a importância da autonomia do movimento estudantil como garantia de democracia. Destacou também a presença de pessoas, no evento, que à época de estudantes foram sujeitos na história do movimento estudantil de Santa Catarina.
Falou do compromisso de transformar, de fazer política de forma criativa e responsável e da consciência que há muito ainda a fazer. Disse que o movimento estudantil é sua principal inspiração porque “Vocês nunca deixam de sonhar e acreditar”. “Estamos fazendo o melhor que podemos nestes 10 meses”, acrescentou.
“Parabenizo o movimento estudantil por ter permanecido aqui”, disse. Como historiadora, Roselane aprendeu que quando se quer destruir algo ou alguém se destroem os monumentos, documentos, tudo que fizer referência ao que se quer “apagar”. Daí a importância do resgate. Encerrou, dizendo: “A luta continua e não esqueço isso”.
Voz Ativa para o Memorial do Movimento Estudantil
Igor destacou a importância da inauguração da nova sede, do batismo do Centro de Convivência em homenagem a Adolfo Luis Dias e do Memorial do Movimento Estudantil.
O Memorial do Movimento Estudantil foi descerrado ao som de duas canções de Chico Buarque: “Roda Viva”, a canção que inspirou o nome da gestão “A gente quer ter Voz Ativa ” e “Apesar de Você” , do mesmo compositor que fala de como apesar da censura (e da ditadura) amanhã há de ser outro dia com todas as possibilidades de renascimento.
Geraldo Barbosa que foi contemporâneo de estudo e de luta de Adolfo Dias falou sobre o homenageado e a importância do resgate histórico do movimento estudantil da UFSC.
Alita Diana/Jornalista da Agecom/UFSC
alita.diana@ufsc.br
Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
Confira as fotos:
- Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
Universidade Já: