Docente da UFSC eleito presidente de Conselho Nacional
Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni, foi escolhido no dia 8 de março, por unanimidade, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Todas as 26 fundações estavam representadas na eleição que aconteceu em Salvador, durante o Fórum Nacional do Confap.Gargioni se empenhará na aprovação do Código de Ciência, Tecnologia e Inovação que está no Senado. As alterações do novo marco legal foram desenvolvidas a partir de demandas apresentadas pelo setor de CT&I ao grupo de trabalho do Confap, composta pela assessora jurídica da Fapesc e outras quatro Fundações. O novo presidente também quer “manter agenda permanente de diálogo com as representações políticas de todos os poderes”.

Sergio Luiz Gargioni (à direita) foi eleito presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. Foto: Fapesc
Criado em 2007, o Conselho é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Por meio de suas associadas, o Confap executou um orçamento de R$ 2 bilhões em 2012. Estima-se que, este ano, esse valor chegue a R$ 2,5 bilhões.
“Se avançamos até aqui, temos ainda mais a conquistar. Até porque, com a expansão da nossa presença institucional, nossa capilaridade, representatividade, atuação política, importância estratégica e capacidade articuladora, acabamos por criar expectativas que precisaremos sustentar.
Hoje, o Confap é um dos protagonistas no palco da CT&I nacional e, por isso mesmo, precisa atuar com determinação para cumprir bem o seu papel. Então, é arregaçar as mangas e mãos à obra”, afirma o presidente da instituição, Mário Neto Borges, que passará o cargo a Gargioni em Brasília, ainda neste mês.
Em pouco mais cinco anos, o Confap se tornou protagonista no ambiente nacional de CT&I, com assento e voz nos principais conselhos e comitês de decisão política e institucional na área. Ele participa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), Comitê Executivo do MCT&I, Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO); Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec),; Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE),; Comitê de Mudanças Climáticas; Conselho Nacional de Política Cultural; e Rede Pró Centro-Oeste.
Saiba mais sobre o Confap
O Confap assegura às FAPs trânsito junto ao Governo Federal e seus Ministérios, Congresso Nacional, órgãos governamentais, entidades de classe e instituições nacionais e estrangeiras, abrindo portas, aproximando as FAPs do centro de decisões e financiamento, facilitando o diálogo em âmbito nacional. Por sua capacidade de articulação e presença institucional, o Confap agrega esforços que poderiam apresentar-se dispersos. Esta representatividade potencializa ações, políticas e recursos para os estados, via convênios cuja articulação flui através dele. Juntas, as FAPs ganham representatividade e força.
Heloisa Dallanhol
Assessora de Imprensa da Fapesc
Fone: (48) 3665-4812