Valsa nº 6 nesta quinta no auditório Garapuvu
Acontece hoje, às 20h, no Auditório Garapuvu, a apresentação da “Valsa nº 6”, integrando o evento “Quem faz 100 anos ou +”. Escrita em 1951, foi a décima peça de Nelson Rodrigues e faz parte de suas obras consideradas pelos críticos como ‘psicológicas’, assim como ‘A Mulher sem Pecado’ e ‘Vestido de Noiva’. O enredo conta a história de Sônia, uma garota de 15 anos, obcecada pela Valsa Nº 6 de Chopin. No desenrolar da história, sempre com a valsa ao fundo, a adolescente revela uma teia de assassinato, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário.”
A peça repousa sobre a palavra, trabalhada dramaticamente e resulta em um poema dramático em que a conclusão do monólogo é a poesia e a fragilidade que se funde com o poético. O ano de 2012 marca o centenário de nascimento de Nelson Rodrigues considerado um dos melhores autores de teatro do Brasil.
Nelson nasceu em Recife e aos 4 anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou nos principais jornais da cidade da época como: ‘A Crítica’, ‘Última Hora’, ‘O Globo’. Em paralelo a vida de jornalista Nelson se dividia entre suas grandes paixões: a crônica esportiva e as peças teatrais.
O dramaturgo escreveu mais de 17 espetáculos entre eles: ‘Bonitinha mais Ordinária’, ‘Os Sete Gatinhos’, ‘Beijo no Asfalto’, ‘Senhora dos Afogados’.
FICHA TÉCNICA
Direção: Dan Rosseto
Interpretação: Ligia Paula Machado
Luz: Ligia Paula Machado e Dan Rosseto
Cenário: Fábio Blanes
Trilha: João Paulo Pardal
Figurino: Francisca Braga
Produção Executiva: Francisca Braga
Assistente de produção: Fabio Camara e Fred Silveira
Costureira: Taeko Tamai