Futuro vice-embaixador australiano conhece Programa de Ações Afirmativas da UFSC

13/11/2012 17:58

Professor Marcelo Tragtenberg recebeu o futuro vice-embaixador da Austrália no Brasil, Quinton Devlin

Na tarde desta terça-feira, dia 13, o professor Marcelo Tragtenberg, do Departamento de Física da UFSC, recebeu o futuro vice-embaixador da Austrália no Brasil, Quinton Devlin, para conversar sobre o Programa de Ações Afirmativas da Universidade. Apesar da formalidade do assunto, o encontro não foi de caráter oficial – segundo o professor de português do australiano, Herbert Ribeiro, que o acompanhava, a visita faz parte do processo de ensino da língua ao estrangeiro. “Além do estudo intensivo, nós realizamos saídas para que ele possa vivenciar situações reais de fala e interação com outras pessoas. E o tema é interessante para ele, então juntamos as duas coisas”, afirmou.

Marcelo começou explicando que a iniciativa de Ações Afirmativas na Universidade, com o objetivo de neutralizar os efeitos da discriminação é de 2007 e possui três focos, com modalidades diferentes: escolas públicas, negros e indígenas. O australiano questionou se o programa tem mostrado resultados em relação à ascensão social dos grupos que são favorecidos pelas Ações. “Nosso programa aqui na UFSC ainda é muito recente – e isso pode ser notado como característica das universidades do Brasil como um todo. Por isso, acredito que em 10 anos teremos uma boa base para analisar e medir resultados”, explicou o professor.

Quinton está em Florianópolis há três semanas especialmente para estudar português. Quando perguntado sobre o por quê da escolha da capital catarinense, o australiano afirma: “Em Brasília, a maioria das pessoas só quer falar em inglês comigo”. Além da UFSC, Quinton também visitou uma área de cultivo de ostras, no sul da Ilha, o Ministério Público, para conhecer a campanha “O que você tem a ver com a corrupção”, e a Udesc, onde assistiu a uma aula sobre economia brasileira.

O futuro vice-embaixador é de Camberra, capital da Austrália, e fica no Brasil pelos próximos três anos. Parte para Brasília daqui a três dias, para tomar posse na segunda-feira, dia 19.

Informações adicionais com Herbert Ribeiro pelo tlcherbert@gmail.com.

Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo na Agecom

isadoracastanhel@gmail.com

Foto: Wagner Behr/Agecom

Tags: Marcelo TragtenbergQuinton DevlinUFSCvice-embaixador da Austrália no Brasil