Espetáculo “Flor das águas” tem apresentações no Teatro da UFSC
A poética do sagrado feminino, do ventre do corpo e do ventre da Terra é a temática abordada na peça “Flor das águas”, com apresentações no Teatro da UFSC, nos dias 16, 17 e 18 de novembro. As apresentações são às 20h, exceto no dia 16, que será às 21h. O enredo do espetáculo fala da cultura brasileira de mitologia sobre as Deusas do mar, do lago, da chuva, do rio e da cachoeira.
O Grupo de Pesquisa Poéticas Vocais do Corpo na Arte, constituído por alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSC, compôs o trabalho baseando-se em poesias, cantos sagrados indígenas, dos orixás, das lavadeiras. As questões sócio-ambientais relativas à água no Brasil também foram estudadas para elaborar a peça. “Flor das águas” mistura teatro e dança e convida o público a mergulhar nas poéticas das águas, matriz uterina, chuva sagrada que flui no seio da Grande Mãe, fonte de todas as fontes.
A peça faz parte da programação do II Seminário a Voz e a Cena, com apresentações na UFSC e na UDESC. O seminário é uma ação do grupo de pesquisa sobre Práticas e Poéticas Vocais voltada ao compartilhamento de práticas e conceitos sobre aspectos pedagógicos, estéticos e poéticos da voz, no contexto das artes cênicas. A proposta é consolidar um espaço interdisciplinar propício ao debate e ao intercâmbio artístico entre os profissionais, artistas e pesquisadores que têm a voz como campo de estudo. Para saber mais sobre o evento acesse http://vozecena.wix.com/vozecena#!home/mainPage.
O espetáculo foi dirigido pela professora Janaina Trasel Martins. A produção tem apoio da FunPesquisa, Curso de Artes Cênicas, Secretária de Cultura e Departamento Artístico Cultural, todos vinculados à UFSC.
Sinopse
“Flor das águas”, em um entrelace entre teatro e dança, nos convida a refletir sobre questões ambientais, a mergulhar em mitologias sobre as Deusas das águas e a banharmo-nos em águas primevas do ventre do corpo e da Terra, chuva sagrada que flui do seio da Grande Mãe, fonte de todas as fontes.
Ficha técnica:
Direção Artistica: Janaina Trasel Martins
Elenco: Ieda Moraes, Janaina Martins, Juliana Schiavo, Marcela Trevisan, Thais Souza
Videografismo e Arte Gráfica: Gabriel Stella
Cenografia: Edson Menezes
Cenotécnico: Guilherme Rosário Rotulo
Técnicos de Iluminação Cênica: Gabriel Guedert e Luciano Bueno
Operação de som: Ronaldo Pinheiro Duarte
Figurino: Daniela Antunes
Camareira: Raquel Dantas
SERVIÇO:
O QUÊ: Peça “Flor das águas”
ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade.
QUANDO: 17 e 18, às 20h, e dia 16 (pelo II Seminário a Voz e a Cena), às 21h
QUANTO: R$10,00. Estudantes, classe artística e idosos têm direito a meia-entrada (R$ 5,00) mediante comprovante. Participantes do II Seminário a Voz e a Cena têm entrada gratuita.
Informações: flordasaguas.espetaculo@gmail.com
Para saber mais sobre a peça acesse: http://flordasaguas.wix.com/flordasaguas#!home/mainPage
Visite www.dac.ufsc.br.
Bruna Andrade/ Estagiária no DAC/ SECULT/ UFSC