Empresa Júnior de Engenharia Química e de Alimentos completa 20 anos

19/11/2012 16:05

Empresa Júnior de Engenharia Química e de Alimentos completa 20 anos

A Empresa Júnior de Engenharia Química e de Alimentos (Conaq) do Centro Tecnológico (CTC) completou 20 anos de existência neste domingo, dia 18.  Fundada em 1992, a Conaq é uma das mais antigas Empresas Juniores da UFSC e se destaca pela realização de consultorias na área de alimentos e produtos químicos, entre outras atividades. Só no ano passado foram 11 projetos.

Os 20 anos de Empresa ajudaram a tornar a Conaq referência na prestação de serviços. Entre eles se destacam as consultorias em formulações de produtos, layout e dimensionamento de equipamentos,  fluxogramas de produção, otimização de processos, teste de vida de prateleira, embalagem, rotulagem e registros de produtos. Essas atividades são realizadas por cerca de 30 graduandos em Engenharia de Alimentos e em Engenharia Química do CTC.

A Conaq prestou serviços para clientes como a Luckmann – indústria de produtos para a saúde-, a Nitrix -produtora de energéticos- e a Sabor de Forno -fabricante de alimentos-. A consultoria é realizada em produtos químicos, como detergentes, tintas, resinas e remédios, além de produtos alimentícios, como barras de granola, prato com ostras e até batatas fritas. Além das consultorias para clientes externos, a Conaq desenvolveu um sistema de reuso da água de destiladores para o Laboratório de Controle de Processos (LCP) da UFSC e um projeto social na Creche São Francisco de Assis, na Trindade.

Segundo a graduanda em Engenharia de Alimentos e diretora de marketing da Conaq, Manuela Fretta, a Empresa contribui com o desenvolvimento de práticas em gestão. “Muitos egressos trabalham em cargos de administração e não como engenheiros e não existe nenhuma disciplina sobre gestão no currículo do curso”. Manuela diz que as atividades na empresa auxiliam a formação de lideranças e o trabalho em equipe.

A experiência em Empresa Júnior também ajudou a criar uma base profissional. ‘’Ofereceu uma base bem legal pra uma carreira, além de mudar muito minha visão sobre o curso. O mais importante não é ter sido membro da Empresa Júnior, mas o que foi realizado e conquistado no período em que permaneci na Conaq‘’, conclui.

Mais informações: http://www.conaq.com.br/

Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo na Agecom/UFSC
muricibalbinot@gmail.com

Tags: Conaqempresa júniorEngenharia Química e de Alimentos